terça-feira, 16 de setembro de 2008

CONTAS, PROJEÇÕES, FUTUROLOGIA: ESTA É A VIDA DE UM VASCAÍNO

Vascaíno que é vascaíno vai ter que fazer conta até o dia 7 de dezembro, data do término do Campeonato Brasileiro. Segundo o matemático Tristão Garcia (onde anda o Oswald de Souza?), um time escapa da guilhotina com 46 pontos. Então faltam 20. Menos mal. Eu pensava em 48 ou 50. Ainda dá pra sonhar. Mesmo assim, é bom ficarmos com os pés bem plantados na realidade.

Abaixo faço uma projeção do pode acontecer. Jogo a jogo, até o mais amargo fim ou lauta alegria...

Palmeiras
Jogo fora de casa. O Palmeiras pode alcançar a liderança do campeonato, dependendo do resultado do Grêmio. Então esqueça. Vamos continuar com 26 pontos e precisando de 20 em 36. Ainda dá pra adiar a visita do padre...

Ipatinga
Tem que ganhar, né? Apesar do Vasco só ter vencido a Portuguesa fora de casa - e olha que a Lusa nem jogou em seu estádio oficial -, tem que ganhar. Vamos ganhar. Nada de vencer e convencer. Nessa altura, só vencer já tá de bom tamanho. Chegaremos a 29 pontos. Ainda podemos sonhar.

Figueirense
O jogo é em São Januário. E nem quero saber quantos jogadores o juiz vai expulsar dessa vez. Tem que ganhar. Mesmo com o Madson no gol! Com a vitória, vamos a 32 pontos. Ainda vamos disputar depois deste, mais 10 jogos depois deste. São 30 pontos e precisamos de 14.

Sport
Partida na Ilha do Retiro. Se arrancar um empate, excelente. Vamos a 33. Nada mal, jogando fora. Se ganhar, é o ceu: vamos a 35. Mas, na boa, acho que aqui a gente perde - só pra manter a nossa "regularidade"...

Flamengo
O mando de campo é do Vasco. Acho que dá empate. Como perderemos para o Sport, ficaremos com 33.

Goiás
Vamos empatar. A vaca aperta o passo... Ficamos com 34. O jogo é em Goiânia.

Atlético-PR
É um time que também tá no cai-não-cai. O jogo é em São Januário. O único resultado é a vitória. Vamos para 37. Faltando 9 para continuarmos na elite...

Fluminense
A data da partida não poderia ser mais emblemática: Dia de Finados. Vai depender do estado de ânimo das duas equipes. O Vasco não está ganhando clássicos. Cravo no empate. Vamos a 38.

Santos
O Santos saiu agora da zona do rebaixamento. Foi substituído pelo Vasco. Tem que dar certo. Tem que ganhar pra irmos a 41. Acho que dá...

Atlético-MG
O time do Galo é tão irregular quanto o Vasco. Sei que é quase uma utopia, um delírio, mas cravo no empate. Bem modesto. Vamos a 42.

São Paulo
O jogo é em São Januário. Vamos manter os 42 pontos e precisar de mais 4 pontos em seis. Chamem o padre. Já estaremos dependendo de outros resultados.

Coritiba
O Coxa está bem na fita. Faz um campeonato regular. Vamos perder. Um empate nos levaria a 43 pontos. Não seria nada mal.

Vitória
São Januário. Se é pra ser rebaixado que seja em Coritiba. Cair pra Série B, jogando em casa, é foda. Se ainda tivermos chance, temos que suar sangue e dar uma enfiada no Vitória, nada menos do que isso. Mesmo assim, acho que só chegaremos aos 45 pontos - e torcer contra os outros. E vamos precisar de reza forte, ainda mais agora que a porra do Abominável Homem do Pé-Frio apareceu no futuro CT do Vasco.

Claro está que tudo o que vai aí em cima é um exercício de futurolgia aplicada. E mais: um exercício PRA LÁ DE OTIMISTA. Entendo que o campeonato é muito equilibrado. Entendo também que do 12° colocado pra baixo, todos estão ameaçados de rebaixamento, apesar da calma na tabela atual.

Está na hora de torcer. Mais do que nunca. E que tenhamos um 2009 sem sobressaltos... Caso fiquemos na Série A.