sábado, 13 de dezembro de 2008

UM POUQUINHO DE BRASIL, IAIÁ

PENÁPOLIS (SP)

É um município brasileiro do estado de São Paulo. Pertence à Mesorregião de Araçatuba e à microrregião de Birigüi.

Fontes de renda e riqueza
No início de sua povoação floresceram a indústria extrativa e a madereira, as lavouras de café e de cana-de-açúcar, a pecuária de corte e o transporte de carga por carros-de-boi e por ferrovia. Mais tarde surgiu a indústria de laticínios.

Atualmente conta com uma agro-indústria canavieira, a pecuária, lavouras de café. Penápolis possui um distrito industrial e um comércio diversificado. Penápolis conta com abastecimento de gás natural canalizado desde 1997.

Ecologia
A região de Penápolis era inicialmente muito rica em fauna e flora com centenas de árvores frondosas à beira dos rios, especialmente as perobeiras, e hoje, pouco disto restou. Predominando atualmente, na paisagem rural, a pecuária extensiva praticamente desaparecida hoje, a monocultura canavieira e pequenos rios e ribeirões açoreados e em processo de desaparecimento. Penápolis teve parte de suas terras inundadas pela represa de Nova Avanhandava, especialmente nos ribeirões Lageado e no Córrego dos Pintos.

Turismo
As atrações turísticas de Penápolis e região são as praias às margens do Rio Tietê, museus, parques públicos, a primeira casa da cidade, represas, clubes de campo e a Exposição Nacional de Orquídeas em julho.

Curiosidades
A atriz Pepita Rodrigues, espanhola, veio, na infância, para Penápolis. A poetisa Cora Coralina viveu vários anos em Penápolis. A família materna da atriz Giulia Gam é de Penápolis, onde Giulia é cidadã honorária. O pianista Silvano Reis. A jogadora de vôlei Jaqueline Bachiega Sipriano da Silva que tem grande destaque no vôlei nacional e A apresentadora e modelo Sabrina Sato Rahal, eleita a segunda mulher mais sexy do mundo pela revista vip em 2008 são filhas de Penápolis.

Fonte: Wikipedia. Texto condensado pelo autor do blog.