sexta-feira, 27 de março de 2009

RIVOTRIL. APRAZ. LEXAPRO. E SÊNECA, QUE NINGUÉM É DE FERRO...

Boca seca. Impressão de que vai desmaiar e não desmaia. Calafrios mesmo que o termômetro das ruas bata 40 graus. Formigamentos nos dedos das mãos e nos pés (não necessariamente em todos). Sensação de estar com taquicardia mesmo com a pulsação normal. Sintomas do que pode vir a se transformar na Síndrome do Pânico. E lá vai Titio Persegonha conhecer o maravilhoso mundo da tarja preta. Claro que não é o final dos tempos e é claro que isso se resolve. Aliás: só o fato de reconhecer que se pode ter um problema deste tipo, já é meio caminho andado para se livrar dessa joça.

Portanto, meus caros, se algum desses sintomas bater à sua porta, junto com uma tristeza que nunca se sabe de onde vem - esta sensação é mais rápida e vai logo embora -, procure um psiquiatra. Isso mesmo: PSIQUIATRA. Ele vai te dar uns remédios com receitas controladas e vai fazer pior: te deixar um bom tempo sem tomar um único e escasso gole de cerveja, mas nada é melhor do que se livrar dessa merda.

E, por favor, muito cuidado com o que você lê na internet sobre tratamentos psiquiátricos. Fuçando na grande rede, me deparei com isso:

O fato de vc tomar cerveja ou deixar de tomar não vai mudar nada, porque esses medicamentos receitados por psiquiátras não servem para outra coisa se não amortecer vc... o seu problema - seja depressão ou qualquer outra doença psicossomática - continua lá e não vai sair...

O trecho acima refere-se a uma pergunta feita por um cidadão que tomou cerveja com álcool na ocasião em que usava tarja preta. Os remédios psiquiátricos têm como função restabelecer o equilíbrio bioquímico do cérebro, que está mandando pro corpo mensagens desencontradas - daí a sensação de taquicardia que se tem mesmo com a pulsação normal, por exemplo. E no mais, há uma mentira clara no trecho acima: a Síndrome do Pânico tem cura. Conheço de cabeça três casos. Transtornos de ansiedade têm cura - conheço um. Na base dos remédios. O tratamento indicado no trecho acima é conhecido como DIANÉTICA. Foi criado por um sujeito chamado L. Ron Hubbard, que inventou a... Cientologia, uma igreja que, pelo número de artistas que reuniu, é uma espécie de Sara a Nossa Terra dos Estados Unidos. Um dos primeiros seguidores de Hubbard foi a sua mulher. Mas parece que o tratamento com ela não deu muito certo: a coitada se matou...

Cuidado com o que se lê. Só use remédios receitados pelo médico. Isso tem cura, SIM. Ah, e faça exercícios físicos. Uma caminhada de meia hora por dia, por exemplo, faz com que a recuperação seja ainda mais rápida.

Ah, e o melhor remédio de todos é a boa e velha literatura. Leiam Sêneca, meus amigos, leiam com gosto. Talvez seu livro seja um dos primeiros passos da literatura de auto-ajuda. Mas que auto-ajuda! (Auto-ajuda ainda tem hífen ou não tem?)

De Sêneca falarei posteriormente.

Por enquanto é só, p-p-pessoal!!!