sábado, 11 de abril de 2009

É UMA PENA! O VASCO ESTAVA BEM ATÉ AQUI, MAS UM DIA AS COISAS IAM DAR ERRADO. AINDA BEM QUE FOI HOJE.

Em dezembro, fomos rebaixados para a Série B. Em dois meses armamos uma equipe e contratamos, depois de muitos anos, um treinador de verdade. Começamos a temporada perdendo para o Americano, em São Januário. Para a surpresa de todos os vascaínos, o time embalou e só não chegou às semifinais por causa de manobras suspeitas no Tribunal de Justiça Desportiva. Sabemos quem estava por trás disso. Neste meio tempo, nos classificamos para a segunda fase da Copa do Brasil. Engatamos uma quinta e fomos para o returno. Não perdemos nenhum clássico no campeonato: empatamos com o Fluminense, socamos o Botafogo e depenamos o urubu - no único clássico deste ano, ou seja, eles vão ficar com isso marcado: quando estávamos na Série B (porque sairemos dessa este ano com certeza), vencemos o Flamengo. Ficamos 14 jogos sem perder. Contra nossos maiores adversários, até então, marcamos 6 gols a havíamos tomado um.

Como deixar de acreditar, por causa de um jogo em que nada deu certo, que não estamos no rumo correto? Foi goleada? Foi! Mas goleamos o Botafogo também, ou já é passado? "Ah, mas ganhamos quando não valia nada!" Como não valia? Valia a classificação, porra! Ganhamos com autoridade. Um verdadeiro chocolate. E temos um treinador que, DESDE SEMPRE, disse: "O time precisa de reforços. Não ganhamos nada. Temos que continuar trabalhando." E há alguma inverdade nessas palavras? Nos foi prometido o título mundial em dezembro de 2009? Nada! O que nos foi prometido foi trabalho, trabalho e mais trabalho. E é isso aí! O foco sempre foi, é e será a Série B. Todo mundo dizia que ganhar o Estadual era lucro. Não ganhamos. Paciência. Fomos o time de melhor campanha, contando os pontos que o TJD nos garfou junto com todas as suas chantagens. E creiam: perdemos na hora certa. Antes de disputar o que vale: a segunda divisão, o campeonato mais importante do mundo pros vascaínos este ano. O que vier, além disso, será bem recebido. Ou já se esqueceram que o Corinthians foi eliminado do Campeonato Paulista, foi vice-campeão da Copa do Brasil e ganhou o que importava?

Dorival Junior fez o que pôde com o time que tinha à mão e façamos justiça: fez bonito. Quem aqui não estava orgulhoso, esperançoso? Perdemos para um time que jogou melhor. E um dia as coisas iam dar errado pra gente como deu pro Botafogo no primeiro turno.

Quem quiser abandonar o barco que abandone. Foda-se. Eu não largo. Afinal, já disse e sempre, sempre repetirei: só tenho duas certezas na vida:

1 - Um dia, eu vou morrer.

2 - Vou morrer vascaíno!

É isso aí!

Casaca!