quarta-feira, 8 de abril de 2009

NO BUZUM

Ontem, voltando ao sacrossanto recesso de meu lar, lia no ônibus, "História das ruas do Rio", do qual já falei aqui e falarei ainda mais. Estava eu sentado perto da janela. O coletivo foi ficando vazio à medida em que se aproximava o ponto final. Na janela oposta, um homem lia também um livro.´

Ele viu que eu o observei por um instante e me disse:

- Este livro é boníssimo! Eu já tinho lido quando era mais novo, mas finalmente achei num sebo! Boníssimo! Boníssimo! - repetia o superlativo qual um José Dias de "Dom Casmurro".

Pensei preconceituosamente com meus botões: ou é Chico Xavier ou Zibia Gasparetto! Porém, ele me exibiu orgulhoso a capa de "A pedagogia do oprimido", de Paulo Freire.

Sorri amarelo. Descemos no mesmo ponto. Ele foi pra um lado e eu pro outro.

Pensei preconceituosamente: antes fosse Chico Xavier. Ou Zíbia Gasparetto...