sexta-feira, 10 de abril de 2009

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM OS JOGADORES BRASILEIROS?

Na novela "Caminho das Índias", há um personagem atormentado, Raul Cadore, um empresário bem sucedido que não aguentava mais a pressão do trabalho, mas volta e meia eu me perguntava: "Mas qual é o problema desse cara? Por que ele não larga tudo e vai pra Trancoso?"

Parece que é isso que Adriano, o Imperador, quer fazer: largar tudo e, em vez de Trancoso, dar um tempo aqui perto de casa, na Vila Cruzeiro, onde pode andar descalço, de bermuda e ouvir uns tirinhos de vez em quando. Até aí, tudo bem, a escolha é dele e quem sou eu pra condenar. Mas um detalhe de sua entrevista me deixou empombado.

Quando estava envolvido na rotina de treinos e competição, sentia-se como quem perdeu os prazeres da vida.

Tem certas coisas que eu não entendo e vou morrer sem entender. O sujeito sonha a vida inteira em ser um jogador de futebol, defender as cores de seu clube (por uns tempos, claro), jogar na Seleção e se mandar pra Europa, onde tem que treinar duro. Qualquer jogador do fraldinha sabe disso. Qualquer moleque de 10 anos sabe disso. Adriano não é diferente. Ele realizou tudo o que quis e sabia que jogar futebol deixaria de ser uma brincadeira. E só descobriu isso agora? Faça-me o favor! Nada contra ele ser feliz na favela ou onde achar melhor. Mas não foi enganado por ninguém. Sua decisão de dar um tempo é até sensata, mas vamos ver até quando dura e, se voltar, se terá outra recaída...

Outro que merece comentários é o Ronaldinho Gaúcho. Ele está na reserva do Milan e, claro, está "insatisfeito". Isso mesmo. Não está jogando nada, está esquentando a bunda com justiça na reserva, mas está insatisfeito sabe-se lá Deus por quê. Se está chateado lá na Europa, por que não tenta a sorte no Bangu? No Madureira? No São Bento de Sorocaba? Poderia ser titular, na boa. Quer dizer, eu acho.

A última é do Ronaldo, o Fofômeno. No site do Lance!* tem uma entrevista com ele onde o jogador revela que não está preparado para voltar à Seleção Brasileira. Ainda bem que ele avisou. Senão era capaz do Dunga convocar o cara hoje...

Ah, ele também "detonou" o falatório em cima de Adriano. É, meus caros, passarinho que come pedra sabe o fiofó que tem...

* Tem que procurar, que é difícil pra caramba de achar...