quarta-feira, 29 de abril de 2009

VISITE LUGARES IMAGINÁRIOS COM A PERSEGONHATUR

ABDERA

image Cidade fortificada da Trácia, junto ao mar Egeu, notável pelos curiosos processos mentais de seus habitantes. Contam-se muitas histórias sobre o estranho uso da lógica de seu povo: quando a cidade foi dividida nos distritos oriental e ocidental, o povo do oeste reclamou que tinha perdido "seu distrito oriental", enquanto os do leste reclamaram a perda do "seu distrito ocidental".

Abdera é conhecida também por seus cavalos enormes. O melhor templo da cidade é dedicado a Arion, o cavalo que Netuno expulsou do mar com um golpe de seu tridente. Casas, navios e colunas são decorados com motivos equestres e os estábulos são considerados parte da casa e ornamentados com afrescos simples. No entanto, alguns cavalos aspiram a um grau mais alto de luxo. Uma égua, que exigira alguns espelhos para a sua baia, arrancou-os com os dentes do quarto de seu dono e depois escoiceou em pedaços painéis de madeira que não eram de seu gosto.

Um incidente famoso da história de Abdera foi a rebelião equina, quando os cavalos da cidade, dotados de uma espécie de inteligência aberrante, empinaram-se e saquearam a cidade. Mataram homens e mulas, violaram mulheres e se renderam somente quando o herói Hércules veio em auxílio dos cidadãos de Abdera.

(Anônimo, Physiolugus latinus, séc. IV a.C; Christoph Martin Wieland, Die Abderiten, Munique, 1774; Leopoldo Lugones, "Los caballos de Abdera, em Las fuerzas extrañas, Buenos Aires, 1906.)