quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

OS FILMES QUE EU VI EM 2009 – PARTE 8

"O mensageiro do diabo" (Charles Laughton - Roteiro: James Agee, baseado no romance de Davis Grubb) – Filmaço!!! Tenso, misterioso! Tem que ver! Tem que ver!

"Oito e meio" (Federico Fellini - Roteiro: Federico Fellini, Ennio Flaiano, Tulio Pinelli & Brunello Rondi - Argumento de Federico Fellini & Ennio Flaiano) – Na boa: deve ser o filme mais superestimado de Fellini. Achei chato.

"Guerra nas estrelas - Episódio VI: O retorno de jedi" (Direção: Richard Marquand - Roteiro: George Lucas e Lawrence Kasdan - Argumento: George Lucas) – É aqui que acabam o milho e a pipoca. Momento papai de pura diversão e de lições: um pai de verdade sempre ajuda o filho nos momentos de tormenta. Pensem nisso.

"Sindicato de ladrões" (Elia Kazan - Roteiro e argumento: Budd Schulberg baseado em reportagens de Malcolm Johnson) – Esse filme é fichinha perto do que acontece no animado meio sindical brasileiro. Os amiguinhos de Marlon Branco, aqui na Selva Brasilis seriam meros aprendizes de feiticeiro…

"Os sete samurais" (Akira Kurosawa - Roteiro: Akira Kurosawa & Shinobu Hashimoto & Hideo Oguni) – Bons tempos em que os filmes de ação eram como “Os sete samurais”. Clássico!!!

"Cupido é moleque teimoso" (Leo McCarey - Roteiro: Viña del Mar e Simon Buchman (sem crédito), baseado na peça de Arthur Richman) – O título original é “The awful truth” e sabe-se lá Deus o motivo de terem batizado o filme aqui em Banânia com este título horroroso. No mais, é uma comédia deliciosa. Como ainda não pensaram numa sitcom com este ponto de partida?

"As virgens suicidas" (Roteiro e direção: Sofia Coppola, baseado no romance de Jeffrey Eugenides) – Bom, não é a oitava maravilha do cinema, mas é um bom filme, sem dúvida. E que bons cromossomos tinham os pais das meninas: só gata!

"Levada da breca" (Howard Hawks - Roteiro: Dudley Nichols & Hagar Wilde, baseado em argumento de Hagar Wilde) – As comédias americanas dos anos 30/40 estão entre as coisas que deveriam ser declaradas como patrimônio da Humanidade. “Levada da breca” seria tombada fácil, fácil…

"Morangos silvestres" (Roteiro e direção: Ingmar Bergman) – Geralmente, nos flashbacks, vemos os personagens dos filmes quando mais novos. Bergman – quem mais? – inova: no flashback, vemos o protagonista já velho, com os sentimentos que carrega durante toda a sua vida e interagindo com os demais personagens, estes sim, novos. E que texto!

"Diabo a quatro" (Leo McCarey - Roteiro: Bert Kalmar e Harry Ruby. Diálogos adicionais: Arthur Sheekman e Nat Perrin) - “Você vai acreditar nos seus olhos ou em mim?”, pergunta Groucho Marx. Vejam este filme, onde nasceram várias gags que até hoje funcionam no cinema. Ademais, os únicos Marx que realmente prestam são os irmãos que fazem este filme, não é?