segunda-feira, 23 de maio de 2011

LINGUISTAS ADEPTOS DO “MODO SEU CREYSON” DE FALAR E ESCREVER SÃO ESPINAFRADOS PELO PROFESSOR DEONÍSIO DA SILVA

Não conhecia o professor Deonísio até ler hoje o blog de Augusto Nunes. Lá, ele arrasa com os defensores do livro “Por uma vida melhor” e, sabe-se lá por que, não defendem Seu Creyson como Ministro da Educação. Seria, no mínimo, mais honesto.

Trechos da bordoada:


Muitos dos professores que defendem esses crimes de lesa-língua estão apavorados com a reação da sociedade. Para defender o que defendem, ganham bolsas de CNPQ, do CNPQ do B, de outras financiadoras de projetos etc. Enfim, para tudo há dinheiro público, nossa carga tributária é inversamente proporcional às posições do Brasil nas classificações de educação e cultura: os tributos estão lá em cima, os serviços prestados, lá embaixo!

(…)

É raro um professor vir a público para reforçar a norma culta. É mais frequente que venha para espinafrar quem defenda os bons costumes na língua e para justificar que cada um deve escrever como lhe apraz, seja canela ou sassafrás. Mas não praticaram as transgressões gramaticais que tanto defendem para obter seus títulos e serem aprovados em provas e entrevistas que os qualificaram para ensinar em escolas e universidades, do contrário teriam sido reprovados.


Texto completo aqui.