sexta-feira, 16 de setembro de 2011

EU VOTO DISTRITAL

Agora o blog tem um banner com link para o movimento Eu Voto Distrital. Desde os 20 e poucos anos defendo que esta é a melhor forma de elegermos deputados, até porque a eleição é majoritária, eliminando com isso o risco de Tiriricas com 1 milhão de votos levarem pro Congresso deputados nanicos que tiveram 500…

As campanhas ficam mais baratas. O candidato só precisa se deslocar dentro do distrito. Aqui no Rio equivale a dizer que o sujeito fará campanha por uns dez bairros aproximadamente.

Além disso, o deputado deve morar no distrito durante o seu mandato, acabando com aquela coisa do sujeito se mudar assim que é eleito, como já aconteceu com um cara que eu conhecia: elegeu-se na Zona da Leopoldina e se mandou pra Barra (!!!) assim que deu, se é que vocês me entendem…

Outra coisa: o Zé Dirceu disse que é contra o voto distrital! Não há propaganda melhor para o movimento! O Delúbio é contra também! Então só por isso você vê que a coisa é boa. Você pode ver quem realmente tem as melhores intenções: Serra defende o voto distrital (misto) mesmo sabendo que seu partido perderia cadeiras hoje. O PT só pensa em aumentar o seu poder, cagando para o que é melhor para o país, defendendo a lista fechada (você não escolhe os deputados, quem escolhe para você é o Zé dentro da estrutura partidária) e o financiamento público de campanhas (antes só com recursos públicos, agora com dinheirinho privado)onde os partidos com maiores bancadas receberiam mais grana – o PMDB e o… PT. Não é uma gracinha?

Assine a petição se você achar que deve. É claro que o caminho é árduo. O voto distrital não acaba com a corrupção, mas vai dar uma freada no pessoal que acredita que governabilidade é chantagear presidente da República – se bem que a atual deixa, né?