quarta-feira, 11 de junho de 2008

GLASNOST

Todos os ditadores, no afã de manter o poder, têm uma estratégia que consideram infalível: buscar um inimigo interno ou externo para afastar os olhos do povo dos verdadeiros problemas. Foi assim na Argentina, é assim na Venezuela, é assim em Cuba, foi assim na URSS, na China, na Grécia, no Brasil... Enfim, os ditadores precisam chamar a atenção para uma coisa que não seja o desastre de sua administração.

O Club de Regatas Vasco da Gama passa por um momento semelhante. Seu ditador, que acredita ter poderes divinos, apesar de só possuí-los interinamente, também escolheu os seus inimigos.

Agora que está desesperado, porque a Justiça marcou novas eleições, o Papa Doc cruzmaltino resolveu aumentar as cutucadas no arqui-rival, framengo. Na cabecinha do sujeito, isso parece servir ao propósito de unir os vascaínos na sua cruzada contra a "injustiça" da tabela do campeonato. Ledo engano. Os vascaínos não se enganam mais.

O segundo inimigo - também externo - é a atrapalhada Comissão de Arbitragem da CBF. Ora, que o Wilson Souza de Mendonça ou Wilson de Souza Mendonça ou o Wilson de Souza de Mendonça (o cara parece que faz "escravos de Jó" com o tal do "de") é um lambão, um juizinho de quinta categoria, um sujeito que não deveria ser nem gandula (e aqui defendo os gandulas), isso só a CBF parece não saber. Mas a Comissão paga por tentar inventar um motivo pro tal do "De"-qualquer coisa ter apitado aquele lance, que já teve 185654 explicações, sendo que 50% delas vieram dos próprios árbitros de Vasco x Cruzeiro.

Enfim, a cobra tá fumando. O desespero bateu e o ditador precisa de inimigos. Os externos estão aí. Os internos, no melhor estilo estalinista, Eurico expurgou de seu Kremlin, que antigamente atendia pelo nome de São Januário.

Mas a Glasnost vascaína está chegando. Dia 21 de junho é dia de eleição.

E o ex-deputado já ordenou até um quebra-quebra na sede do Calabouço, que a Justiça ordenou como local de votação. Inventou umas obras de última hora. Pelo estado da coisa, parece até que o prédio vai ser demolido. Não dava pra esperar até o dia 22, Eurico. Bom, não importa, isso não vai adiantar.

Todas as ditaduras acabam.

E a tua tá a caminho de tomar sopa de siri...