quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

RECORDAR É VIVER

Titio Persegonha já foi de esquerda. Não espalhem pra ninguém. Se bobear, tem gente da minha época que até hoje pertence ao movimento estudantil...

Titio foi da UJS. Céus, se esse pessoal do PC do B conseguir crescer por aqui, vamos virar uma república de bananas. Com um agravante: uma república de bananas que nem bananas consegue vender.

Lembro que vi reuniões na UJS, num prédio velho, caindo aos pedaços da rua 1º de Março.

Frases que me marcaram, proferidas por um sujeito que é xará de um certo baixinho marrento que jogou no Vasco e no Flamengo:

- Stalinismo não existe. Stalinismo é marxismo-leninismo aplicado na prática.

- O Brasil tem que virar Albânia! A Albânia é o único lugar do mundo onde o marxismo deu certo!

Se eu tivesse escutado isso apenas num obscuro prédio do centro do Rio, vá lá. Mas ouvi essa asneira também em um escola pública. No auditório. Cedido pela diretora petista.

Isso em 1989. Detalhe: toda a cúpula da UJS estudava em escolas particulares.

Amigo meu, para minha raiva na época, perguntou ao xará do marrento líder de todos os povos:

- Se a Albânia é o exemplo, por que tu não vai pra lá?

- ...

- Não entendi...

- ... a burguesia etc etc etc...