quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

VISTORIA FEITA NAS COXAS

Hoje fui num posto do Detran fazer a vistoria do licenciamento anual. Cheguei na hora marcada. A menina me mandou ir pra linha 3 ou 4, a "que estivesse mais vazia". Bom, a 3 estava. A 4 idem. Não entendi então por que as linhas 1 e 2 estavam cheias. Vai ver que os motoristas tinham caído "em exigência".

Parado na linha, surge o vistoriador, um afro-brasileiro imenso, pesado e pergunta se eu já fui atendido. Respondo que não. Então ele faz o de sempre: liga a lanterna, farol baixo, farol alto, seta pra esquerda e pra direita, buzina, esguicho, pisa no freio, engata a ré.

Parte elétrica ok. Ele olha para o extintor novo que acabei de comprar com um certo nojo, nem verifica a validade. Pega a numeração do chassi. Espero por mais instruções. Ele me manda estacionar perto do muro e voltar para pegar o documento do novo do carro. E o equipamento de segurança? E o estepe? O maldito estepe que me reprovou ano passado? O sacana nem olhou!

Sim, em 2007, comprei um estepe novo. Mandaram trocar. Mas por que não fez isso antes, Persega? Esperou ser reprovado? Não, é que em 2006 o estepe reprovado foi aprovado, entendem? Como ele não andou um metro sequer no asfalto, não me preocupei. Mas o vistoriador de 2007 resolveu "corrigir o erro" do seu camarada do ano anterior.

A vistoria de automóveis no Rio de Janeiro é um angodo. Você paga pela vistoria, ou melhor, pelo teste de emissão de gases, que raramente é feito. Graninha mole nos cofres do Estado. E as kombis caindo aos pedaços. As vans pedindo penico. Carros que a gente nem sabe como conseguiram sair do lugar continuam circulando, com IPVA atrasado, placa adulterada...

Mas cumpri minha obrigação junto as "otoridades". Documento novo. Agora, aporrinhação só no ano que vem...