sábado, 24 de janeiro de 2009

CAMPEONATO CARIOCA: A VOLTA DA ZONA

Bom, começou esquisito: a tabela foi alterada em seis das sete rodadas. Deve ser a influência que Eurico ainda exerce na Federação. É por isso que a piada diz que ele não suporta tabela de Copa do Mundo: ele não pode mudar horário, a ordem dos jogos, nada. Voltarei a Eurico no final deste post.

A alteração de horários, pergunto-vos eu, contraria o Estatuto do Torcedor?

Adiante.

Botafogo x Boavista em Bacaxá, distrito da aprazível Saquarema. O foguinho vai lá e mete 1 a 0, gol de Maicossuel (Virgem Maria!!!). Aí, tempos depois, o Boavista empata. Beleza? Nada! O gol foi anulado apesar de ter sido legal (segundo a Rádio Globo). Mesmo assim, o castigo veio no final do primeiro tempo: o Boavista empatou a peleja.

No segundo tempo, o foguinho mete 2 a 1. Só que... a bola entrou pelo lado de fora da rede. E o que o juiz faz? Ele valida o gol. Depois, anula. Valida de novo e anula depois de ter sido avisado por um repórter de TV que a bola entrou pelo lado de fora. Isso é ilegal. Se pudesse, o juiz pararia o jogo como no futebol americano para tirar suas dúvidas. Como a informação veio de "fora" o pessoal da rádio ficou indignado. Mas sem razão: um repórter da emissora, em tempos idos, influiu na decisão de um juiz durante um jogo entre Vasco e Fluminense. Chamava-se Pierre Carvalho, tricolor roxo, e avisou ao árbitro que ele havia dado dois cartões amarelos para um mesmo jogador do Gigante da Colina. Também era ilegal. O pessoal da Rádio Globo não se lembra disso. Mas eu sou chato. Estou aqui para lembrar.

É o velho campeonato carioca de sempre. Desorganizado, esculhambado, com árbitros que não tem (com ou sem circunflexo?) condições de apitar uma pelada aqui na minha rua.

Voltando ao Eumico Miranda. As informações que chegam é que ele está muito bem entrosado com o presidente da Federação, Rubens Lopes, discípulo de Caixa D'água. É bom que os vascaínos fiquem de olho. Eumico não vai querer o Vasco campeão em hipótese alguma. Acho que nem em semifinal. Afinal de contas, seria praticamente a primeira pá de cal em suas pretensões de voltar a se apossar do Vasco, que ainda considera uma propriedade dele.  Olho vivo.

ATUALIZANDO: Quem informou ao árbitro que o gol do Botafogo foi ilegal foi o delegado do jogo, que viu o lance na TV. Aí, tudo bem. Mas no Vasco x Fluminense foi o repórter mesmo.