quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

MST PARA CRIANÇAS

livro

Começou no último dia 3 o ano letivo de meu pimpolho. E com ele a chuva de livros didáticos que preciso comprar. Ainda faltam o de História e o de Ensino Religioso - é um colégio católico que fica pertinho da minha futura casa.

Então Titio Persegonha começou a fazer o que sempre fez desde criança: folhear os livros. E logo no primeiro já achou até uma menção ao MST. Sim, meu filho de 7 anos já vai saber, como vocêm podem conferir aí em cima o que é desigualdade social. Vai saber que tanto a casa do sertanejo quando o acampamento do MST não possuem luz elétrica, não têm água encanada, não protegem bem do frio e do calor e muito menos oferece uma proteção contra animais. Só a casa 2, que fica no Rio Grande do Sul, é ideal para que se possa morar. É a casa dos ricos, presumo.

A questão número 2 me parece um exagero para uma criança de 7 anos responder. O que a professora dirá na sala de aula? O que ela vai ensinar? A casinha número 1 não possui condições para se morar porque pertence a uma pessoa pobre, como parece indicar, que não tem recursos para implementar nela algumas melhorias expostas no parágrafo anterior. Já a foto número 3 precisa de outros elementos que ainda não estão ao alcance da cabecinha de um garoto de 7 anos. Mas acho que ele deveria levantar o dedo e dizer:

- Meu pai disse que pra responder o dever número 2 direito, eu teria que saber se o acampamento da foto 3 é de um assentamento legalizado ou uma uma invasão de uma propriedade privada.

Não sei o que a professora vai dizer. E nem o meu filho conseguiria fazer essa pergunta, embora eu possa fazê-la pessoalmente ou via agenda da escola. Porque há uma diferença: se é assentamento, o acampamento está assim porque o MST quer - na imensa maioria dos assentamentos o pessoal não sabe a diferença entre uma jaca e um tomate. Se é invasão, eles tem mais é que ficar sem água encanada e o resto, porque nada ali pertence a eles e a justiça precisa providenciar sua remoção...

Esta é a página 39 do livro "Aprender juntos - Geografia - Volume 2", de Leda Leonardo da Silva.