quinta-feira, 29 de outubro de 2009

"O DORMINHOCO", de Woody Allen

image Miles foi congelado em 1973 e acordou em 2173. E, acredite se quiser, sua namorada, depois de entrar para a resistência que luta para derrubar o Grande Líder da Federação Americana, ainda acredita que Marx é a solução. Se em pleno século XXII, Marx ainda será visto assim é porque, certamente, já estaremos perto da Idade da Pedra.

É claro que é mais uma piada de Allen, que, por sinal, destroça tudo com um texto sensacional. Chega a incorporar Blanche DuBois nessa comédia futurista - citação que muita gente não vai pescar... Aliás, é engraçada a visão de futuro que se tinha nos anos 70 (o filme é de 1973): os carros "transados" que pareciam com as carroças citadas pelo Collor, os robôs efeminados (naquela época ainda se podia fazer piadas com isso), a droga que não é ingerida, mas acariciada. E o orgasmo, que você só pode obter no Orgasmatron (esse não foi o título de uma música ou CD do Sepultura? Tô com preguiça de procurar na internet).

Lances chaplinianos somados aos diálogos de Allen (e Marshall Brickman, e bom que se diga) e situações surreais... Valeu a pena.