sábado, 21 de maio de 2011

RUMO AO HEXA!

Quando o ínclito e beato Ricardo Teixeira disse que a Copa de 2014 seria feito com dinheiro da iniciativa privada, eu pensei com os meus botões: “Contribuintes, preparai vossas carteiras!” É claro que era mentira. Desde o começo sempre foi. É aquele papo “engana-trouxa”. Ninguém pediu um detalhamento das ações, como o dinheiro seria captado, quais as vantagens que obteria os consórcios que levantariam e/ou remodelariam estádios, bastou a palavra sacrossanta de Ricardo Teixeira abençoado pela mão do maior mito já nascido em qualquer canto do planeta, o Çábio de Garanhuns, Lula.

O resultado é que os “suspeitos de sempre” sairão lucrando, sobretudo a Fifa, que pendura o preju nos países-sede, vide África do Sul, junto com a exigência de um mundão de facilidades pros seus come-e-dorme, entre elas a isenção de impostos, porque sabe como é, pros cartolas é muito chato esse troço de pagar conta.

A Veja desta semana expõe 5 razões para os atrasos das obras:


1) – ESCOLHA POLÍTICA DAS SEDES
Para agraciar o maior número de compadres, o Comitê Organizador Local convenceu a Fifa a escolher doze cidades-sede, quando apenas oito seriam suficientes.

2) – NÃO HÁ QUEM COBRE
Não existe um único órgão com poderes para gerenciar, fiscalizar a cobrar a execução dos projetos da Copa, que estão a cargo de prefeituras, estados, autarquias e clubes.

3) – PROJETOS MALFEITOS
Como a maior parte das obras que usam dinheiro público, as da Copa partiram de projetos mambembes que, como tais, exigem remendos depois.

4) – O DINHEIRO NÃO APARECE
Apenas 2,3% dos 23,7 bilhões de reais previstos para ser investidos nas obras de infraestrutura da Copa foram gastos até agora.

5) – ESTÃO FAZENDO CORPO MOLE
Muitos gestores de obras sabem que, como a Copa será prioridade do Brasil em 2014, às vésperas do evento o governo despejará dinheiro nos projetos que ainda estiverem inconclusos.


Enganaram os bobos de novo! Não tem quase dinheiro privado, o governo vai pagar a conta, os preços dos ingressos serão quase proibitivos, os cartolas vão encher as burras e vai tudo ficar bem.