sexta-feira, 18 de julho de 2008

PERGUNTAR NÃO OFENDE... OU OFENDE?

É claro que você pode acompanhar o bololô da operação de nome maneiro da Polícia Federal em blogs mais robustos como o Imprensa Marrom e o Arrastão. Mas não posso me furtar de publicar estas perguntas que, segundo O Globo, ainda não foram respondidas.

1) Quem são “Letícia” e “Pedro”, que aparecem em lista manuscrita encontrada na casa do banqueiro Daniel Dantas, no Rio? Para a PF, os nomes esconderiam um esquema de suborno.

2) Por que a Operação Satiaghara só foi feita após a venda das ações de Dantas na BrT à Oi/Telemar, que era de interesse do Planalto?

3) Por que Protógenes escondeu da cúpula da PF todas as informações sobre a Satiagraha?

4) Que provas levam a PF a afirmar que os cotistas do Opportunity Fund praticaram crime de evasão fiscal?

5) Por que o juiz De Sanctis não aceitou pedido de prisão provisória de Greenhalgh, que aparece em gravações buscando informações para Dantas?

6) Quais eram as supostas ligações de Dantas no STJ e no STF?

7) Qual o conteúdo de CDs e DVDs encontrados em uma parede falsa (a versão da PF) ou atrás de um armário embutido (a versão dos advogados) na casa de Dantas, no Rio?

8) Por que o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, do Ministério da Justiça, engavetou em 2004 processo contra o Opportunity, apesar de suspeitas de que o banco fizera remessas ilegais de brasileiros para paraísos fiscais?

9) De quem foi a decisão de destituir Protógenes, que comandava as investigações?

10) Por que Protógenes diz a amigos que foi afastado, se em maio entrara na Justiça com pedido para fazer um curso de qualificação (o que atrapalharia seu trabalho à frente da Satiagraha)?