terça-feira, 19 de agosto de 2008

A BÍBLIA NÃO TINHA RAZÃO (3): AS FONTES BÍBLICAS

"Os estudiosos deram o nome 'J' para a fonte javista (yahwist) - escrita jahwist, em alemão - e 'E' para a fonte eloísta (elohist)".

Uma explicação: parte dos compiladores da Bíblia se referia a Deus como YHWH e outra parte se referia à Ele como Elohim ou El. Daí a divisão acima.

"(...) Os usos característicos da terminologia geográfica, dos símbolos religiosos e dos papéis desempenhados pelas várias tribos, nas duas fontes, convenceram os estudiosos de que o texto J tinha sido escrito em Jerusalém e representava a perspectiva da monarquia unificada, ou do reino de Judá, presumivelmente no tempo do rei Salomão (c. 970-930 a.C.) ou logo depois. Da mesma maneira, o texto E parecia ter sido escrito no norte e representava a perspectiva do reino de Israel; sua redação pode ter ocorrido durante a vida independente daquele reino (c. 970-720 a.C.)"

As fontes P (Priestly) e D (Deuteronômio) referem-se mais às questões rituais.

"(...) os documentos das quatro fontes principais - J, E, P e D - foram combinados com habilidade e editados por escribas compiladores, ou 'redatores', cujos traços literários, chamados por alguns estudiosos de passagens 'R', consistiram de sentenças transnacionais e apartes editoriais. (...) todos concordam que o Pentateuco não é composição única e sem costuras, mas uma colcha de retalhos de fontes variadas, cada uma escrita sob diferentes circunstâncias históricas, para expressar diferentes pontos de vista religiosos ou políticos."