quarta-feira, 24 de setembro de 2008

OBAMA, O ESTRATEGISTA

Direto do Estadão:
WASHINGTON - O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, rejeitou o pedido do seu rival republicano, John McCain, para adiar o primeiro dos três debates presidências entre os dois, que deverá ocorrer na noite de sexta-feira. Mais cedo, McCain fez o pedido, quando anunciou que suspenderá a partir da quinta-feira sua campanha eleitoral e irá a Washington para discutir no Congresso a proposta de pacote feita pela administração do presidente George W. Bush para socorrer o setor financeiro. "Presidentes precisam lidar com mais de um assunto ao mesmo tempo", disse Obama. O candidato democrata disse não ver "razão para não sermos construtivos no problema (a crise financeira)", mas disse que é mais conveniente manter o debate.
Por essa notícia, vemos quem está preocupado com o quê. McCain parece mais preocupado com a situação do país. Obama, em ganhar a eleição.

O que Obama deve estar pensando? Uma hipótese:

- Hahahaha! Fodi esse cara!

Obama diz: "Presidentes precisam lidar com mais de um assunto ao mesmo tempo". Hummm. Saquei. Quer dizer que se tivesse um debate entre ele e o adversário em 12 de setembro de 2001, ele também não iria aceitar o adiamento? Só ia faltar dizer: "Tá com medo! Tá com medo!"

Sei não. Esse não-adiamento pode ser um tiro no pé de Obama. O país todo parado e ele querendo jogar para os eleitores suas belas metáforas sobre mudança, esperança e o sexo dos anjos na cara do velhote... Bacana...

Caso ele seja eleito, os americanos devem torcer para não acontecer nenhum problema muito grave, daqueles que exigem atenção quase exclusiva, que tiram o sono da população durante um ou dois meses. Ou mais. Senão fodeu... O cara é capaz de cuidar do circunstancial em detrimento do principal. Possivelmente, vai escolher o problema que renderá mais promessas de "change, change, change"... Até alguém lembrar que a campanha acabou e quem manda naquela porra lá é ele. Além disso, mostra que não sabe delegar tarefas. Ou talvez não confie na sua equipe... Sinuca de bico...