quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A BÍBLIA NÃO TINHA RAZÃO (13): COMO EXPLICAR A PROSPERIDADE DOS PECADORES DO REINO DO NORTE?

Embora os livros dos Reis descrevam primariamente Acab como um tirano idólatra, sabemos pela inscrição do monólito de Salmanasar III que ele foi um dos mais enérgicos oponentes da dominação assíria, enviando sua poderosa força de bigas para confrontar os assírios em Qarqar. E enquanto Jeú, o rebelde, é retratado na Bíblia como instrumento de Deus para destruir a idolatria de Israel, o famoso 'obelisco negro' de Salmanasar mostra-o se curvando até o chão , aos pés do grande rei assírio. Salmanasar também observou: "O tributo de Jeú, filho de Amri; eu recebi dele prata, ouro, uma gamela de ouro, um vaso de ouro (...)." (O fato de que Jeú é chamado de 'filho de Amri' - em essência, filho da família que ele está narrando que exterminou - implica apenas que ele governava um reino vassalo, cuja capital foi fundada por Amri.

(...)

A nova fase de prosperidade, que começou or vlta de 800 a.c., aparentemente foi lembrada por longo tempo como a era de ouro do reino do norte, mesmo na memória do povo de Judá. Já o autor bíblico dos livros dos Reis foi forçado a encontrar explicações para essa intrigante boa sorte usufruída pelos pecadores dp nprte. Ele explicou a mudança nos acontecimentos em virtude da repentina comaixão do Deus de Israel (2 reis 14,26-27), mas agora podemos constatar que a razão mais provável foi a agressão assíria a Damasco e a impetuosa participação de Israel na crescente economia mundial assíria.

(...)

Os períodos de prosperidade desfrutados pelo reino de Israel, e que provavelmente foram relembrados durante séculos por meio dos remanescentes monumentos ainda visíveis em muitas cidades do norte, apresentaram um sério problema teológico para os observadores posteriores de Judá, que compilaram oos livros dos Reis. Se o reino do Norte era tão ímpio, por que YHWH não o aniquilou enquanto Jeroboão ainda estava no poder, ou logo após su reinado, ainda na época da sua dinastia? Ou, no mais tardar, na época dos amrides, os adoradores de Baal? E se eram tão maléficos, por que YHWH permitiu que prosperassem?

(...)

Se Israel tivesse sobrevivido, teríamos recebido uma história paralela, contraditória e bem diferente. Mas, com a destruição assíria de Samaria e o desmantelamento das instituições do poder real, qualquer dessas histórias foi calada.