domingo, 15 de fevereiro de 2009

OS PROBLEMAS DO VASCO

Tudo estava muito bom pra ser verdade! O Vasco fazendo uma boa campanha no Estadual, Dorival organizando o time... Essas coisas. Falta o patrocínio, é verdade, corre-se contra o tempo. As certidões negativas só não foram conseguidas por causa de débitos do clube com órgãos do governo. E esses débitos sabemos quem criou.

O post será longo. Vamos começar com a bomba de José Henrique Coelho. Vou tentar falar sobre ela, ponto a ponto.

1. NEPOTISMO

Acusação grave, claro. Se a diretoria nova entrou querendo acabar com velhas práticas, não é se prendendo a elas que vai encerrá-las. Pouco importa que seu secretário entre às 8 da manhã e saia às 21. Podia entrar às 5 e sair à meia-noite. O presidente do Vasco não conhece a célebre e batida história da mulher de César: não basta ser honesto, presidente, tem que parecer honesto. Contratar parentes nunca foi exemplo de transparência. Os parentes precisam ser demitidos, por mais competentes que sejam. Os próprios parentes deveriam pensar: "É, sujou. Tô fora." Sim, deveriam entregar os cargos. Antes de uma demissão. A bem dizer, não deveriam nem aceitar os cargos. Quanto eles ganham? O Vasco é um clube privado? É! Mas em dificuldades financeiras. Rua com os parentes. É o mínimo que se espera.

2. FRAQUEZA NAS RESPOSTAS DIANTE DAS PROVOCAÇÕES DA ANTIGA DIRETORIA

Roberto não consegue deixar de ser deputado e isso é um sério problema. A antiga diretoria, responsável direta pela situação do clube, deveria ter respostas à altura. Mas para isso, documentos são necessários. Papéis que mostrem que, sim, o descalabro. O MUV, do senhor Coelho, passou anos denunciando a gestão passada. Sabemos do caos via imprensa. Mas seria de bom tom que o próprio MUV, ao assumir o clube, mostrasse a situação do clube. A palavra de ordem não é transparência?

A antiga diretoria não pode posar de vestal. De virgenzinha destituída por um golpe. Foi jogo jogado na Justiça e sempre que ela pôde, postergou as eleições. Não deveria ter feito isso, caso não houvesse o que temer. A propósito, de que vive o ex-presidente? Como comprou sua mansão em Angra com salário de deputado federal? E seus carrões? Eu mesmo, quando era vistoriador do Detran, reprovei um - pneu careca (não é crime, tudo bem!). A atual diretoria não pode apanhar calada. Se ela quer assim, problema dela. Eu, no lugar de Roberto, pediria ao líder da oposição para dizer como consegue viver bem sem trabalhar.

3. INGRESSOS FARTAMENTE DISTRIBUÍDOS

Num clube sem muitas receitas, isso é um pecado. Como já disse no tópico anterior, Roberto precisa deixar de ser deputado. Ingressos precisam ser comprados. O clube tem que apresentar pacotes com determinado número de jogos, com descontos, claro. As torcidas organizadas deveriam colaborar, já que amam tanto o Vasco: poderiam comprar os ingressos. É mais receita, é mais grana pros cofres do clube.

Quantos ao caixa 2 de ingressos, os conselheiros devem pedir o boné. Mesmo que sejam inocentes até que se averigue a verdade ou mentira das acusações.

4. O SALÁRIO DO TREINADOR

Coisinha deselegante... Falar assim do salário de certos funcionários. Vocês sabem que o Dorival estava sendo disputado por outros dois clubes que poderiam oferecer um agrado para ele caso levasse o time, sei lá, para a Libertadores. O diferencial do Vasco precisava ser o prêmio. Não importa o Vasco chegar na quarta posição. Ele tem que subir. Que atrativo, além do desafio de fazer o clube voltar para a Série A, o Vasco poderia oferecer ao Dorival, que vem fazendo um bom trabalho até aqui? Com Dorival fugimos dos de "sempre". Dos Lopes retranqueiros, dos Gaúchos inventores, dos Titas incompetentes, dos Alfredos Sampaios sem pedigree, dos marrentos curiosos...

As denúncias de Coelho são graves. Nunca o vi na minha frente. Mas uma coisa posso afirmar: o cidadão não tem o menor senso de oportunidade. Com isso eu quero dizer que quero ver o Vasco nas sombras? Não! É claro que não! Ele poderia apenas se demitir e depois revelar o que ele achava errado. Coelho é um sem-noção e já desperta, pelo que tenho lido nos fóruns cruzmaltinos, a idéia de que é apenas um oportunista que não teve a chance de botar as manguinhas de fora. Verdade? Sei lá eu.

5. O SALÁRIO DOS FUNCIONÁRIOS

Tem que pagar, porra. A outra diretoria atrasava também. Mas tem que pagar. Sempre que isso acontecer, o presidente do clube, de qualquer um, tem que abrir mão dos seus vencimentos até que todos, de atletas a faxineiros, recebam o seu capilé.

*     *     *

Agora falo dos pontos perdidos.

Ah, bem sei das minúcias jurídicas. Sempre peço ao meu amigo-irmão-parceiro Gravataí me alumiar nessas questões. Tem a questão do BIRA, da condição de jogo, disso e daquilo. Mas é claro que Darth Vader meteu o dedinho nisso. Ele não ama o Vasco. Ele ama o seu próprio ego. Se ele puder fazer o Vasco cair pra Série D só pra dizer "Tá vendo?" ele fará.

Um título, mesmo de um reles turno, uma Taça Rio ou uma Taça GB, já será a primeira pá de cal no pançudo. Um título estadual, então, nem se fala. Basta isso para ele ser soterrado. Então todos os esforços são necessários para que Roberto não consiga uma tacinha sequer.

Com isso estou absolvendo Roberto? Claro que não! Pelo texto acima, como torcedor, exijo transparência, pegada, determinação, autoridade sem o autoritarismo dantanho (pregado pelo próprio Vader). Quero que a administração se encontre. Que esse papo seja esclarecido. Que Coelho saiba que errou ao denunciar os problemas num momento tão delicado de nossa história.

Espero que Roberto, um dos maiores heróis da minha infância, não use o Vasco como trampolim político. Creio que ele não colocará um outdoor em cima do estádio para fazer campanha como Eurico fazia - será o fim transformar um clube particular num feudo pessoal.

Torço apenas para que os jogadores continuem fazendo o seu bom papel em campo. Até aqui, estava beleza...