segunda-feira, 6 de abril de 2009

MAIS UMA DA SÉRIE "A AMÉRICA LATINA VAI BEM, OBRIGADO"

Desde que venceu o referendo sobre seu projeto de reeleição indefinida, em 15 de fevereiro, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, decidiu avançar numa perigosa ofensiva política e judicial contra seus opositores que, segundo importantes juristas do país, atenta contra a Constituição de 1999, aprovada no primeiro ano de gestão chavista.

Com a recente Lei de Centralização e a iminente aprovação na Assembleia Nacional da nova Lei de Distrito Federal (que criará uma espécie de chefe de governo de Caracas, designado pelo Executivo), o líder bolivariano está assumindo o controle de importantes funções estatais que deveriam ser cumpridas por autoridades opositoras eleitas em novembro.

Mas tá tudo bem... Tudo tranquilo, numa boa... Chávez vai até criar uma espécie de "chefe de governo de Caracas". Se deixarmos de lado os eufemismos, isso tem nome: prefeito biônico. Quando isso acontecia aqui no Brasil, a gente chamava de ditadura. Mas sabe como é... Na Venezuela, aquela democracia toda, aquela coisa bolivariana, bonita, um novo mundo possível...

Leia mais aqui.