segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

OS FILMES QUE EU VI EM 2009 – PARTE 5

"MASH" (Robert Altman - Roteiro: Ring Lardner Jr., baseado no romance de Richard Hooker) – É um clássico de Altman, né? A Guerra da Coreia como se fosse dividida em esquetes do Monthy Python.

"Match point" (Roteiro e direção: Woody Allen) – Esperava mais deste filme de Allen. Fizeram um auê tão grande, algo na linha “não conte o final” e não vi nada demais.

"Coisas que você pode dizer só de olhar para ela" (Roteiro e direção: Rodrigo García) – Rodrigo García é filho de Gabriel García Márquez – e pelo título do bom filme que realizou, com histórias sobre mulheres que se cruzam tenuamente – herdou-lhe também a poesia. Vale muito a pena.

"El mariachi" (Roteiro e direção: Robert Rodriguez) – Porra, eu gostei dessa quase comédia de erros, esse jogo de gato e rato de Robert Rodriguez. Achei muito bem escrito.

"Maria cheia de graça" (Roteiro e direção: Joshua Marston) – Este é quase um docudrama colombiano contando a história das mulas que levam cocaína pros Estados Unidos. E a atriz que faz Maria é uma gracinha…

"Sobre meninos e lobos" (Clint Eastwood - Roteiro de Brian Helgeland, baseado no romance "Mystic river", de Daniel Lehane) – O final impiedoso e angustiante do filme chegou a me deixar revoltado por alguns instantes. Bom filme de Eastwood, um dos meus diretores preferidos.

"O grande Lebowski" (Joel Coen - Roteiro: Joel & Ethan Coen) – Eu me diverti muito com esse filme sobre um louco apreciador da erva do capiroto que se mete numa confusão danada por causa de um tapete. John Goodman impagável.

"A cidade perdida" (Andy Garcia - Roteiro: Guillermo Cabrera Infante) – A Havana de antes da revolução. Havana pouco depois da revolução. A vida da capital cubana antes da ditadura que prometeu o céu e hoje não garante sequer papel higiênico. Vale a pena.

"Onde os fracos não têm vez" (Roteiro e direção: Joel & Ethan Coen, baseado no romance "No country for old men", de Corman McCarthy) – Dizem que Javier Bardem se inspirou no penteado do ex-bispo Rodtigues para compor seu personagem. Maledicências à parte, o filme é a história de um psicopata que… corre atrás de um mané. O tempo todo. Não gostei.

"A companhia dos lobos" (Neil Jordan - Roteiro: Neil Jordan & Angela Carter, baseado no argumento de Angela Carter) – A história da Chapeuzinho Vermelho pelo ponto de vista do Lobo Mau? Pode ser. Um filme onírico, cheio de brumas, quase uma peça de Gerald Thomas, só que bom.