quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

OS FILMES QUE EU VI EM 2009 - PARTE 7

"Guerra nas estrelas - Episódio 2: A guerra dos clones" (George Lucas - Roteiro: George Lucas e Jonathan Hales - Argumento: George Lucas) - Momento papai. Os díálogos são melhores que os do primeiro filme, mas a sensação foi a de ter assistido a um game.

"Zabriskie Point" (Michelangelo Antonioni - Roteiro de Michelangelo Antonioni, Sam Shepard, Torino Guerra, Clara Peploe e Franco Rossetti) - Sim, eu acho Antonioni chato. Essa mania de combater o capitalismo em filmes cabeça atingiu seu ápice ao fazer este filme nos Estados Unidos. O final, com Pink Floyd ao fundo, é uma espécie de crítica ao consumismo. Americano, é claro.

"O estado das coisas" (Wim Wenders - Roteiro: Robert Kramer, Josh Wallace, Win Wenders) - A primeira parte é até interessante. A segunda mostra os perigos de de financiar um filme sem o guarda-chuva da Lei Rouanet...

"Pai e filha" (Yasujiro Ozu - Roteiro: Yasujiro Ozu e Kogo Nôda, baseado no romance de Kazuo Hirotsu) - Singelo, sensível, admirável. Comparo este filme com a delicadeza da escrita de Yasunari Kawabata, escritor japonês Nobel de Literatura de 1968. O filme é pura poesia narrativ. O Japão levou duas bombas atômicas no quengo e produz gigantes como Ozu e Kurosawa. E nós?

"Deserto vermelho" (Michelangelo Antonioni - Roteiro: Michelangelo Antonioni e Tonino Guerra) - Outra chatice de Antonioni que desperdiça uma história de amor bonita entre uma mulher perturbada e um empresário que é amigo de seu marido para denunciar a poluição provocada pelo capitalismo. Naturalmente, ele ainda não conhecia a devastação do Mar de Aral pelos comunistas...

"Guerra nas estrelas - Episódio 3: A vingança dos sith" (Roteiro e direção: George Lucas) - É o melhor filme da primeira parte. Tenso em sua última parte com matança de crianças e uma espécie de golpe de estado com direito a uma noite dos longos punhais.

"Guerra nas estrelas - Episódio 4: Uma nova esperança" (Roteiro e direção: George Lucas) - Meu primeiro filme não-Trapalhões no cinema. Uma experiência única. Também fez parte do Momento Papai. O mais velho adorou.

"A malvada" (Roteiro e direção: Joseph L. Mankiewicz) - Foi o ponto de partida da novela "Celebridade", a título de curiosidade. Aqui entendemos o significado da expressão "Bette Davies' eyes... Clássico.

"Meia-noite no jardim do bem e do mal" (Clint Eastwood - Roteiro: John Lee Hancock, baseado no livro de John Berendt) - Talvez o filme mais fraco da filmografia de Clint Eastwood. Dizem que o livro é melhor...

"Guerra nas estrelas - Episódio V: O império contra-ataca" (Irwin Kershner - Roteiro: Leigh Brackett e Lawrence Kasdan, baseado no argumento de George Lucas) - Eu sempre bati o pé dizendo que o Episódio IV era melhor. Revendo "O império contra-ataca" mudei de ideia. Roteiro perfeito.