segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

EU TAMBÉM JÁ FUI CRIANÇA PEQUENA

Publicado originalmente em 11/05/2003, no Leite de Pato antigo.

Uma das maiores emoções de minha existência foi ter ido lá, no velho Sítio do Picapau Amarelo, quando do aniversário de 8 anos de minha prima Renata. Sim, meu padrinho (infelizmente já falecido) nos levou até Guaratiba, na casa onde eram feitas as gravações do seriado. E era uma locação muito melhor, diga-se de passagem, com mais cara de mato.

Sim, é claro que enquanto criança, em nível de petiz, tive uma decepção: não demoravámos para chegar ao Arraial de Tucanos. Pra falar a verdade, não chegava nem a cansar pois bastava atravessar uma sebe do Sítio e pronto, estávamos lá. Foi a primeira vez que vi uma cidade cenográfica na minha vida. As casas, a igreja, a sub-prefeitura... O armazém do Seu Ellias estava fechado. Perto dali, os camarins. Só a casa de Tio Barnabé, de pau a pique, existia na sua totalidade (também... era um ovo). Ficava no final da rua "principal" de Tucanos, numa pequena parte elevada do lugar.

Os quartos de Pedrinho e Narizinho eram feitos em estúdio na própria TV Globo. Só a varanda, a cozinha e a sala eram gravadas lá mesmo, em Guaratiba.

Mas conhecer o Sítio, seu alambique (tinha um alambique!), o galpão onde dormiam o Garnizé e Zé Carneiro (pelo menos a externa), ver a Vaca Mocha foram pinto perto da emoção maior de ver a Dona Benta em pessoa! Sim, Zilka Salaberry estava lá! Claro: não estava caracterizada. Usava um vestido simples, azul, e estava alimentando os animais (vacas, porcos etc). Quando ela ficou sabendo da finalidade de nossa visita, não teve dúvidas: pegou minha prima pela mão, levou-a - nós a reboque - para a sala do Sítio e nos contou uma história. Eu me senti o próprio Pedrinho!

Aquela casa, a presença de Dona Benta em carne e osso (acho que ela já se sentia parte daquilo ali), toda aquela atmosfera eram a nossa Disneyworld. Se houve um lugar onde fiquei maravilhado na minha infância, foi ali, naquela casa que servia de cenário para o Sítio do Picapau Amarelo.

Isto nunca hei de esquecer...