domingo, 13 de março de 2011

MAGÉ, UM DOS FIOFÓS DA SÉTIMA ECONOMIA DO MUNDO

Magé não é Sucupira, a fictícia cidadezinha baiana da novela, nem a sua pracinha central é um set de filmagem. Porém, as cenas diárias que ali se passam fariam inveja ao autor do sucesso de TV. Se Magé não tem Odorico e as irmãs Cajazeiras, basta-se com a família Cozzolino. No folhetim protagonizado pelo clã liderado por Núbia, a única diferença para a ficção é que não há intervalo para os comerciais.

A última cena aconteceu no início do mês. Enquanto a população acompanhava a montagem do palanque de carnaval, a portaria 038/2001 anunciava a nomeação de Núbia pelo próprio irmão, o prefeito em exercício Anderson Cozzolino, o Dinho, para o cargo de assessora parlamentar do gabinete. Na prática, ele formalizou aquilo que todos já sabiam: mesmo afastada desde setembro de 2009, a ex-prefeita nunca deixou o poder. Apesar das três dezenas de processos em que figura como ré, verdadeiro tour pelos códigos penal e civil, ela ainda é a voz de comando nesta Sucupira fluminense, ao pé da Serra dos Órgãos.


Magé não é Sucupira, mas é um retrato da Baixada Fluminense e, por que não?, do Brasil Pandeiro. Em qualquer país sério e com uma Justiça feita para adultos, Núbia já estaria em cana há muito tempo, quando nada pelo crime de “formação de família” (royalties Casseta & Planeta).

Veja do que ela já foi capaz:


Cena 1: Para fugir de notificações judiciais, Núbia costuma sair da prefeitura dentro de ambulâncias.

Cena 2: Para provar a suposta inocência diante de um repórter de TV, deu a entrevista com documentos colados no próprio rosto.

Cena 3: Barrado pela Justiça Eleitoral, um programa de funerais gratuitos da Prefeitura distribuía caixões infantis em troca de votos.

Cena 4: Ela criou uma gatonet com sinal da Sky e, no meio do "Jornal Nacional", inseria um bloco de reportagens a seu respeito.

Cena 5: Quando a irmã, Jane, foi cassada, sobrevoou a casa do deputado Paulo Mello, que atuara a favor da punição, para fotografar suposto enriquecimento ilícito.


Mas a culpa não é só de Núbia e da Justiça, é claro. É também de quem coloca Núbia e sua famiglia no poder: o tal “povo sábio”. Falta de informação não pode ser. O que deve correr pelas bocas de Magé não está no gibi. Então só pode ser preguiça ou sem-vergonhice mesmo. Esta é a sétima economia do mundo…

Matéria completa aqui.