terça-feira, 13 de janeiro de 2009

COMO USAR A SUA PITTY WEBO E AINDA CONSEGUIR VANTAGENS*

Pitty Webo não é nome de atriz. Pitty Webo é nome de qualquer coisa. Esta alcunha pode ser utilizada com pessoas desavisadas, que nunca ouviram falar desta moça, apesar dela estar na novela reprisada da tarde, "Mulheres apaixonadas". 

Por exemplo, você quer levar uma pequena para jantar. Mas não sabe como impressioná-la. Até que - presto! - faz-se a luz. Sim, convide-a para jantar, prometa que ela vai experimentar uma iguaria jamais vista, requintada, saborosa, inesquecível! Sim, leve-a para comer um sensacional...


BACALHAU À PITTY WEBO!

Com ou sem trocadilho, aí já é problema seu. Invente uma história, diga que é um prato originário de velhas aldeias do Mar do Norte. Ela vai ficar encantada!

Bom, você já traçou a pequena e até palitou os dentes. É hora de mostrar ao seu chefe que você é um homem refinado. Trate de desfiar todos os seus conhecimentos de enólogo para ele (conhecimentos estes que, por sinal, você não tem). Como ele é um profundo conhecedor de vinhos, um colecionador, aliás, diga-lhe que você conhece um vinho raro, francês e que certamente o doutor chefão não tem em sua abastada adega. Claro, rapaz! Você está falando de um legítimo PITTY WEBO SAFRA 1977.


Ele vai ficar desmoralizado e vai fazer de tudo para botar as mãos nesta raridade. Não se faça de rogado: peça-lhe o dinheiro (uma fortuna, de preferência) que você vai comprar para ele. No dia seguinte, diga-lhe que foi assaltado e embolse a grana do desgraçado...

Depois, desfie seus conhecimentos de História naquela rodinha de intelectuais pedantes que te tratam como um verdadeiro analfabeto (ainda que não estejam longe da verdade). Quando o assunto for alguma grande batalha, dispare logo, com firmeza:

- É, mas se não fosse a Batalha de Pitty Webo, o Napoleão não chegaria ao poder na França!



Ou então:

- O Brasil tá nessa merda graças ao Tratado de Pitty Webo!

Todos vão querer saber mais sobre o que você está falando. Invente uma história do boitatá qualquer. Eles vão cair com certeza. Alguns vão até dizer que já ouviram falar mas ainda não se aprofundaram no assunto.

Bom, chega... Deixem-me despedir de vocês com um sonoro "pitty webo", "até logo", em gaélico arcaico...

*Publicado originalmente no antigo LEITE DE PATO, 17 de junho de 2003.