quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

LULA SÓ PENSA "NAQUILO"

Eu sempre disse que o meu medo não era a reeleição de Lula. O problema era ele achar que merece o terceiro mandato. E depois do terceiro, por que não o quarto? E o quinto... Até ele achar que ese negócio de eleição é besteira e ficar lá pra sempre, como seu amiguinho do Caribe que pentelha os cubanos há 50 anos.

Aí, apareceu o Chávez. Este sim vai tentar enfiar goela abaixo do povo da Venezuela essa coisa que só acontece em "países com instituições maduras" (by Lula). Mentira! Em países assim, maduros, o presidente sai do palácio e vai pra casa, veste seu pijama e fica cuidando dos netinhos. E, obviamente, dá o seu lugar a outros permitindo aquilo que só democracias permitem: a alternância de poder. E Lula tá de olho no terceiro mandato sim. Quando esteve na Venezuela mandou até o que poderia ser um recado para o PT apressar as coisas:

"Estamos num processo de construção de fortalecimento das instituições no Brasil. Isso não impede que daqui a um tempo apareça um partido político com uma maioria de deputados que proponha [a restrição a apenas uma reeleição]. Pode ter três, quatro reeleições." (Folha de São Paulo)

É isso o que ele sinalizou para a sua turminha.

E é isso que Guilherme Fiúza explica.