quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

TÁ TUDO BEM NA AMÉRICA LATINA. TÁ TUDO BELEZA.

O artigo de Elio Gaspari de hoje faz valer o apelido que lhe deu Diogo Mainardi: Fada Sininho. Se no artigo de Mainardi ele diz que a função do Gaspari é tirar de perto de Lula todas as bombas que podem estourar perto do presidente, vemos hoje que Gaspari passou por um upgrade. Agora ele é a Fada Sininho de Chávez, Morales e Correa. Se bobear, como Lula, ele acredita que nestes países existe democracia até demais.

Para Gaspari, tá tudo bem na América Latina.

Falta comida na Venezuela, apagões diários no país, a violência aumentou sob o reinado de Chávez, mas está tudo bem na América Latina. Agressões contra opositores, bombas de gás lacrimogêneo na casa do diretor da RCTV (não foi fechada? Ainda representa perigo?). Mas tá tudo "magiclick", tudo certo...

Na Bolívia, Evo Morales rachou o país, levou insegurança jurídica para investidores, permite que forças militares venezuelanas sufoquem movimentos oposicionistas, encampa empresas na raça, aprova uma Constituição na calada da noite, num quartel, com acesso proibido aos parlamentares de oposição... Mas tá tudo azul. Uma calmaria que só vendo...

No Equador, ah!, lá tá melhor ainda! O que é que tem se o governo de lá dá guarida pros nercoterroristas das FARC? Dar calote no Brasil? Ah, bobagem! Não é nada, né? Tá tudo tranquilo. Tudo zen.

O problema, para Gaspari, são os contorcionistas. Aquela gente, sabe?, que vê problema em tudo. Aí, num rompante de indignação, ele diz:

É interessante observar que a turma do contorcionismo estava calada e contente quando Alfredo Stroessner governava o Paraguai, Augusto Pinochet, o Chile e os generais açougueiros, a Argentina.

Não sei a quem ele se refere. Pra mim, ditador bom é ditador, no mínimo, aposentado. Mas tomando o texto de Gaspari "é interessante observar" que na sua lista de ditadores não estejam Geisel e seu fiel escudeiro, Golbery. Ou, segundo as próprias palavras do jornalista, o "sacerdote e o feiticeiro". A ausência poderia de Geisel da lista pode ser explicada por Sebastião Nery. Segundo o articulista da Tribuna da Imprensa, Gaspari era o jornalista "preferido" do ditador brasileiro. Ser jornalista preferido de ditador é "não bom". Seria Gaspari um contorcionista camuflado?

Não, ele só é a Fada Sininho...

Mas tá tudo bem, tudo azul, tudo belê, tudo certinho...