sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

OS FILMES QUE VI EM 2009 – PARTE 6

O olho do diabo (Roteiro e direção: Ingmar Bergman) – “A virgindade de uma mulher é um terçol no olho do diabo”. A partir desse provérbio irlandês, Bergman constrói uma comédia onde o Capiroto amanhece com um terçol e manda à Terra Don Juan para tirar os tampos de uma jovem. Os planos não sairão do jeito que o diabo gosta… Sensacional.

O iluminado (Stanley Kubrick - Roteiro: Stanley Kubrick & Diane Johnson, baseado no romance de Stephen King) – Jack Nicholson babando.

Bonequinha de luxo (Blake Edwards - Roteiro: George Axelrod, baseado no romance de Truman Capote) – Audrey Repburn cantando Moon River sentada na janela que dá para a escada de incêndio de seu apartamento e um ponto de virada realmente surpreendente fazem este filme de Blake Edwards, o dono da Panter Cor-de-Rosa valer muuuiiitooo a pena.

"Um bonde chamado desejo" (Elia Kazan - Roteiro: Tennessee Williams, adaptado por Oscar Saul, baseado na peça homônima de Tennessee Williams) – O Kowalski e seus brados lancinantes por Stela abrilhantam este filmaço de Elia Kazan. Vivian Leigh imortaliza Blanche DuBois, um dos personagens mais complexos da dramaturgia.

O poderoso chefão (Francis Ford Copola - Roteiro: Francis Ford Copola e Mario Puzo, baseado no romance de Mario Puzo) – Em português, numa tradução direta, se chamaria “O padrinho”. Porra, mas ninguém teria medo de um padrinho! O nome não impõe respeito. Caso raro de acerto de mudança de nome dos tradutores tupiniquins. Quando Al Pacino toma as rédeas da família Corleone é impressionante a sua mudança de postura. Parece outro ator. E a sequência final é memorável, como todos sabem.

Trainspotting (Danny Boyle - Roteiro: John Hodge, baseado no romance de Irvine Welsh) – É um filmaço e chama a atenção por um detalhe: se as drogas forem liberadas em sua totalidade é o tratamento desse pessoal que teremos que pagar.

Blade Runner (Ridley Scott - Roteiro de Hampton Fancher e David Webb Peoples, baseado no romance "Do Androids Dream of Electric Sheep?", de Phillip K. Dick) – Versão do diretor. Como uma rubrica muda todo o sentido do filme, não? Se o protagonista sonha com o unicórnio, o final é um. Caso contrário, o final é outro. Excelente.

Quatro meses, três semanas e dois dias (Roteiro e direção: Cristian Mungiu) – Você pode ser a favor do aborto. Você pode ser contra. Mas numa coisa esteja certo: o resultado dele aparece durante alguns segundos ao lado de uma lata de lixo de um quarto de hotel romeno. E não tem volta.

Guerra nas estrelas - Episódio 1: A ameaça fantasma (Roteiro e direção: George Lucas) – Vi com meu filho mais velho toda a saga durante o ano de 2009. Posso afirmar, sem o menor medo de errar, que este filme possui alguns dos diálogos mais constrangedores da história do cinema.

Um corpo que cai (Alfred Hitchcock - Roteiro: Alec Coppel & Samuel Taylor, baseado no romance "D'Entre Les Morts", de Pierre Boileau e Thomas Narcejac) – É aquela história, né? Tem filme que já nasce clássico…