terça-feira, 11 de maio de 2010

1969: O ANO MÁGICO DA MÚSICA

Trecho do livro “Roberto Carlos em detalhes”, de Paulo César Araújo:

Algo de mágico assolou a música popular naquele ano de 1969. Foi quando George Harrison compôs e os Beatles gravaram Something - talvez a melhor canção daquela década. Foi também em 1969 que Paul Simon compôs Bridge over troubled water - talvez a melhor canção de todas as décadas. Foi também em 1969 que Elvis Presley gravou e retornou às paradas com Suspicious minds, talvez o melhor rock. Foi também em 1969 que os Beatles gravaram Let it be e The long and winding road - talvez as duas melhores baladas. Foi também em 1969 que Tom Jobim e Frank Sinatra entraram no estúdio para gravar Wave e que Five Dimension fez o magistral registro de Aquarius/Let the sunshine in, do musical Hair. Foi o ano em que Burt Bacharach compôs Raindrops keep fallin' on my head e que Nilsson gravou Eveybody's talkin' - talvez as duas melhores folk songs da época. Como se não bastasse, foi também em 1969 que Stevie Wonder gravou Yester-me, yester-you, yesterday e os Rolling Stones You can't always get what you want. No Brasil, foi o ano da volta de Jorge Ben com País tropical, da partida de Gilberto Gil com Aquele abraço e do protesto de Paulinho da Viola com Sinal fechado. Como se não bastasse, foi em 1969 que Roberto e Erasmo compuseram e gravaram duas de suas melhores canções: Sentado à beira do caminho e As curvas da estrada de Santos. Realmente, houve algo de mágico naquele ano de 1969.