quarta-feira, 20 de outubro de 2010

OS PRIMEIROS PASSOS DA POLÍCIA POLÍTICA MAIS CRUEL DA HISTÓRIA: A TCHEKA

A primeira ação da Tcheka foi interromper a greve dos funcionários de Petrogrado. O método foi expeditivo – prisão dos “mentores” - e a justificativa, simples: “Quem não quer trabalhar com o povo não tem lugar junto dele”, declarou Dzerjinski, que mandou prender um bom número de deputados socialistas-revolucionários e mencheviques, eleitos pela Assembleia Constituinte. Esse ato arbitrário foi rapidamente condenado pelo comissário do povo para a Justiça, Steinberg, um socialista-revolucionário de esquerda que se juntara ao governo havia alguns dias. Esse primeiro incidente entre a Tcheka e a Justiça levantava a questão, capital, do estatuto extralegal dessa polícia política.

“Para o que serve um Comissariado do Povo para a Justiça?, perguntava então Steinberg a Lenin. Seria melhor chamá-lo de 'Comissariado do Povo para o Extermínio Social', e o negócio será entendido!

- Excelente idéia - respondeu Lenin. - É exatamente por esse ângulo que eu vejo a coisa. Infelizmente, não podemos chamá-la assim!”

Fonte: O livro negro do Comunismo