quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO CRESCER? *

O pai pergunta de brincadeira:

- E aí, já decidiu o que vai ser quando crescer, filhão?

Muito sério, o garoto responde:

- Político.

O pai estranha. Cadê o “astronauta” tradicional da resposta? Intrigado, ele prossegue:

- Por quê?

- Pra ser acusado de formação de quadrilha, ué!

A coisa está ficando complicada. O garoto está bem informado. O pai nota que o rebento está falando sério.

- Mas…  – começa o pai, logo cortado pelo garoto:

- Ah, e também quero ser acusado de corrupção ativa!

O pai, ríspido:

- Isso não tá certo!

- Como não? – rebate o filho. – O Zé Dirceu é considerado chefe de quadrilha**, criador do maior esquema de corrupção da História e hoje taí, ganhando dinheiro com um monte de empresa, lançando livro, derrubando ministro sem ser presidente e todo mundo tem medo dele. Manda e solta prender! Por que eu não posso sonhar com esse vidão?

- Mas e se te pegarem?

- Boto a culpa na imprensa burguesa, digo que estou fazendo tudo isso pela causa, pelo povo… Muita gente engole qualquer desculpa quando a gente é de esquerda.

- Esquer…?

- Só funciona se você for de esquerda, pai! E ainda vai sair um monte de otário nas ruas me apoiando, cheio de bandeira vermelha, gente de sindicato, movimento estudantil, sem-terra! Confia em mim! Vai dar tudo certo! Eu sou a sua aposentadoria!

* Baseado na coluna de Ancelmo Gois.

** Cf. Procuradoria-Geral da República.