sexta-feira, 19 de setembro de 2008

FOI A PRIMEIRA COISA QUE EU PENSEI

Meses atrás, acompanhei uma bela discussão. Foi entre o Fabiano, do Resistência e o Pedro Doria. Estava eu na arquibancada acompanhando a peleja que perguntava o seguinte: qual a influência do Foro de São Paulo no Governo Lula?

Na época, foram revelados os conteúdos de alguns e-mails trocados entre as Farc e algumas pessoas ligadas às autoridades brasileiras. Doria dizia que os e-mails não provavam nada, Fabiano insistia no contrário. Doria dizia que o Foro inflluía em determinados setores do PT, Fabiano dizia que o buraco era mais embaixo.

Aos dois, escapou o detalhe dos boxeadores cubanos, que foram obrigados a voltar ao país de onde fugiram depois de terem sido caçados pela polícia de Tarso Genro. Este foi um indício de que o Foro era muito mais que uma obsessão de "vivandeiras" - para ficarmos com o termo usado por Pedro Doria. Afinal, foi uma ação coordenada entre o governo cubano e o brasileiro (fundadores da estrovenga). Aos dois, escapou um detalhe sucinto publicado no blog de Claudio Humberto: o prefixo do avião que levou os boxeadores era da Venezuela. País presidido por quem mesmo?

O debate foi elegante. Disso não há o que falar. Daqueles que dá gosto de ler. Mas sou daqueles que acredita que o Foro de São Paulo é mais do que o fruto da imaginação de Olavo de Carvalho. A prova - se é que precisávamos de mais uma - veio por intermédio de um post de Reinaldo Azevedo: o Brasil negou asilo político a um opositor de Evo Morales, preso ilegalmente - seqüestrado nas palavras de meu amigo Boris Caronte. O governo do PT deu asilo a Olivério Medina, um traficante de drogas e de armas, que quer derrubar - mais provas são necessárias? - o governo constitucional da Colômbia. Olivério Medina conseguiu um emprego para a mulher em Brasília, na tal Secretaria da Pesca. E o passo-a-passo foi encontrado nos e-mails entre o padre picareta e os representantes do Governo.

Um opositor acusado por Evo, sem provas, atraído para uma conversa e preso minutos e que está fugindo de perseguições arbitrárias em seu país natal. Um traficante de drogas, que quer instituir em seu país uma ditadura comunista baseada no tráfico de drogas, derrubando um governo legal. Qual deles mereceria asilo em seu país? Quem disse que a Colômbia praticava "terrorismo de Estado" contra as Farc tem nome e sobrenome: Luiz Inácio Lula da Silva.

Isso é o Foro de São Paulo, Pedro Doria. Aquele que você diz que é um foro público, mas que o historiador Luiz Felipe Alencastro disse que NÃO EXISTIA. Aquele que você diz que é um foro público, mas tiraram do ar depois das denúncias das "vivandeiras". O que eles tinham para esconder? O que leva um governo a abrigar um assassino e não asilar um opositor de um dos membros da entidade?

É chato dizer que alguém venceu um debate. Mas Fabiano não pegou o bonde andando. Não ouviu falar do Foro agora.

Não sei se algum leitor já foi parado pela polícia. Geralmente, eles te abordam em dupla. Um é o calminho. O outro é o estressadinho. O calminho é o Lula, que finge que tá tudo bem, que é coisa de rotina. O outro, que quer o seu escalpo, é o Chavez. Mas se precisar, os dois mostram que estao com o fuzil na mão.