domingo, 15 de agosto de 2010

DUAS NOTAS SOBRE LIBERDADE DE IMPRENSA

Do site do Claudio Humberto:

Chagas vê o 'projeto de comunicação'

Se eleita, a candidata à Presidência, Dilma Rousseff colocará em prática um projeto do PT, chamado “Comunicação e Democracia”,  que tentou e não conseguiu praticar  durante o  governo Lula. O projeto prevê mudanças polêmicas sugeridas no sistema de comunicação eletrônica vigente, e pode iniciar uma crise   entre a mídia e o  novo governo, caso ele se forme. Em artigo deste domingo (15) Carlos Chagas opina sobre o assunto. “Aqui para nós, se essa proposta progredir e vier a fazer parte das metas e objetivos de Dilma, é bom tomar cuidado, porque o governo estará enfiando não só o braço, mas o corpo inteiro numa imensa casa de marimbondos”.

Mas até que enfim! O Congresso parece ter acordado e já começa a reagir diante desses monstrengos totalitários com que Dilma e seu bando ameaçam o país.

Câmara analisa proposta que impede controle da mídia pelos governantes

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição do deputado Eduardo Sciarra (DEM), que condiciona as atribuições do presidente da República e dos ministros de Estado sobre os direitos de liberdade artística, científica, de imprensa e de pensamento. A proposta é uma tentativa de impedir ações que busquem, de alguma maneira, controlar a mídia. Sciarra argumenta que, apesar das norma constitucionais favoráveis à liberdade de expressão, ainda existem ameaças aos valores democráticos. "A ameaça ressurgiu com maior ímpeto durante o governo do Partido dos Trabalhadores, pródigo em elaborar iniciativas que visam a controlar a ação da mídia e até mesmo a produção cultural". O deputado defende, portanto, a atuação do Congresso Nacional como "guardião da ordem política", por meio da aprovação de medidas que reforcem o direito à liberdade de expressão.

Todo apoio ao projeto de Eduardo Sciarra é pouco!!!

No artigo de Carlos Chagas, cujo link está na primeira nota, vemos que Dilma tentará “democratizar” a mídia. E isso, como eu sempre disse, significa emparedar a Globo e a Abril. O poste também quer incentivar a mídia independente. Mídia independente no Brasil, como sabemos, é aquela que depende do governo…