domingo, 29 de agosto de 2010

FRANKLIN MARTINS OU QUANDO OS FANTASMAS SE DIVERTEM

Meta comum. Os caminhos são diferentes, mas o objetivo dos governos da Venezuela, da Argentina e do Brasil é o mesmo: tutelar a sociedade e assegurar trânsito livre de críticas aos respectivos projetos de poder, por intermédio do controle da informação.

O governo Lula ensaia, recua e insiste em manietar a imprensa por meio de instâncias colegiadas e sugestões corporativas. Os Kirchner alteram as leis para prejudicar os grandes grupos de comunicação.

Chávez é explícito. Hoje prende e arrebenta, mas nem sempre foi assim, embora caminhe nesse sentido desde o início. Os fascinados por "governos do povo" - os bem-intencionados, não os vendidos - é que não percebem o andar da carruagem do autoritarismo.

Só se dão conta e protestam quando suas vozes já não podem mais ser ouvidas. (Dora Kramer Via Selva Brasilis)

Se a imprensa, as rádios e as TVs brasileiras quiserem sobreviver à sanha ditatorial de Franklin Martins, é bom fazê-lo agora. Depois, vai virar tudo RCTV. O PT colocará seus bate-paus dos sindicatos na porta das emissoras, das revistas, dos jornais, tudo pra intimidar e violar o direito à informação, acusando a tal mídia de “golpista e manipuladora.”

Babaram o ovo dessa gentalha a vida inteira. Cada denúncia do PT era uma notícia quente ou, se preferirem, sacrossanta. A esquerda, toda ela virtude, só queria mais transparência, menos corrupção e justiça para todos. No poder, foi exatamente o contrário e não se pode dizer que o PT pegou ninguém de surpresa: alijado de todos os meios de comunicação por denunciar exatamente isso, Olavo de Carvalho falou, Olavo de Carvalho avisou. Mas sempre foi considerado um direitista raivoso, um teórico da conspiração. Agora esta aí o ressentido Franklin Martins, espumando de ódio posto que sua vendetta se aproxima. Nunguém será poupado. Ou se submetem ao poder petista ou deixarão de existir. Não há outra saída.

Rebatam agora, de todas as formas e não só nos editoriais. Editorial ninguém lê. É coisa de manchete, primeira página, abertura do Jornal Nacional. É isso ou o silêncio. Calça de veludo ou bumbum de fora.

PS – Lembrem o que disse Elio Gaspari: “A América Latina vai bem”…