sábado, 28 de março de 2009

O TERROR NO URUGUAI

É muito chato quando alguns fatos desmentem o senso comum.

Segue um despacho da Ansa:

MONTEVIDÉU, 24 MAR (ANSA) - Serviços de inteligência uruguaia estão investigando se o país está sendo usado como local de refúgio ou passagem por pessoas suspeitas de atos terroristas financiados pelo Irã, segundo publicou nesta terça-feira o jornal local El Observador.

Fontes ligadas ao governo e à polícia disseram que existe uma "preocupação" entre as esferas da inteligência uruguai, ressaltando que esta questão é investigada "há vários anos".

Em 2005, a Direção Nacional de Informação e Inteligência uruguaia suspeitou da presença de cidadãos de diversos países da Ásia por alguns dias em Montevidéu, capital do país.

As investigações começaram após a ocorrência de casos ligados a tráficos de pessoas, os quais levaram ao processo de um brasileiro e de um indiano em 2008.

O inquérito aponta que alguns dos vistos haviam sido emitidos pelo consulado do Uruguai em Nova Déli, na Índia.

Segundo o jornal, a possível presença de suspeitos de terrorismo ligados ao Irã despertou preocupação na embaixada de Israel em Montevidéu. No entanto, o consulado negou passar informações a respeito.

Historicamente a cidade de Chuí, na fronteira com o Brasil, é identificada como um possível refúgio de suspeitos de terrorismo e pessoas ligadas a organizações criminosas de tráfico de pessoas.

O problema, pelo visto, não é só a Tríplice Fronteira. O Uruguai parece estar entrando na dança.

No texto, há um grifo meu. Como assim "historicamente"? Vocês sabiam de alguma coisa? Já tinham ouvido falar dessa suspeita? Há um trânsito de supostos terroristas e ninguém fala nada? Como diziam as vovós, onde há fumaça, há fogo, como podemos ver aqui.