terça-feira, 20 de setembro de 2011

QUEM É MÁRCIA HONORATO? VOCÊ VAI SABER, MAS A SECRETÁRIA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS VAI CONTINUAR FINGINDO QUE ELA NÃO EXISTE…

Um excelente artigo de Daniel Aarão Reis sobre Márcia Honorato, a mulher invisível.

Quem é Márcia Honorato?

Ela faz parte da Rede contra a Violência do Estado do Rio de Janeiro e também da Rede Nacional de Familiares das Vítimas do Estado.

Desde 2005, há longos seis anos, quando policiais militares mataram 29 pessoas entre Nova Iguaçu e Queimados, resolveu entrar numa luta que não poucos consideram insana: levar à Justiça os responsáveis pelos desmandos. Cerca de dois anos depois, em abril de 2007, recebeu em casa a visita de dois homens. Um deles esfregou uma arma de fogo em seu rosto e perguntou: "Você é um anjo, está querendo morrer?" Ela teve então que se esconder: largou casa, filhos, família e atividade profissional. Perambulou por aí até que, um pouco mais de um ano depois, a partir de junho de 2008, inscreveu-se no Programa Nacional de Proteção aos Direitos Humanos/PNPDH, uma espécie de clandestinidade oficial, se o paradoxo é permitido, pois, em tese, clandestinos são, ou deveriam ser, os que vivem à margem da Lei, acuados pelo Estado. Mas, no caso de Márcia, enquanto os agentes da Lei, que a ameaçaram de morte, permaneciam trafegando e traficando à luz do dia, em nome do Estado, ela caiu na clandestinidade, protegida por um programa oficial.

Mas a situação, em vez de melhorar, piorou. Não a encontrando mais, os caçadores ameaçaram sua família. Entraram na linha de mira os filhos, a sogra e o ex-marido, chamados impudicamente de "vítimas colaterais". (Aqui)

Lógico que Márcia tentou encontrar com a Secretária Nacional dos Direitos Humanos, aquela estaferma da Maria do Rosário, mas ela está muito ocupada em se vingar de octogenários que hoje em dia não representam perigo para ninguém e para tentar ensinar a polícia mais eficiente do país a fazer o seu trabalho – que graças a Deus não depende dela.

Acontece, Daniel, que Márcia é daquelas pessoas que, segundo Reinaldo Azevedo, não têm pedigree, ou seja, não são do PT. Ou Se fosse, em uma hora Maria do Rosário já teria colocado nas ruas os seus bate-paus, a imprensa virtuosa, o MST, a puta que o pariu! Mas Márcia, pelo visto, não é da turma. Os direitos humanos pelos quais esta inepta zela são os direitos da corriola dela. Se Márcia Honorato fosse do PT, o ministro da Justiça já estaria dando entrevistas indignado, Ideli Savatii estaria aos prantos revoltada com tal ignomínia e Emir Sader colocando a culpa no Bush. Mas ela não é. Então, vai ter que lutar sozinha mesmo…

O governo do PT inventou os direitos humanos seletivos…