sexta-feira, 11 de julho de 2008

STF, TARSO, DANTAS, A NOSSA TCHECA, GILMAR, RECO-RECO, BOLÃO E AZEITONA

Não sou advogado. Em relação ao mundo alegre do Direito, sou um analfabeto. Mas sei que o Supremo Tribunal Federal conta com onze ministros.

Acho que todos os ministros do Supremo agiriam da mesma forma em relação ao tal Daniel Dantas. Será que não? Porque o que dá a impressão é que todo mundo está insinuando que Gilmar Mendes está no bolso do sujeito. Eu não acredito nisso.

Se o (a) presidente (a) do Supremo fosse dona Cármen Lúcia, seu Lewandovski, doutor Eros Grau ou Joaquim Barbosa e eles libertassem o elemento, teria essa grita toda? Não sei... Creio que Gilmar Mendes é mal visto por ter sido o Engavetador-Geral da República de um presidente aí.Pode ter vacilado, mas se um amigo de um amigo diz que ele é "um profundo conhecedor do 'controle de constitucionalidade'", quem sou eu para discordar?

Que há uma espetacularização dessas prisões que não dão em nada, isso há. Escrevi que não demoraria muito pros sujeitos serem libertados. A espetacularização é seletiva, claro. Vem dos tempos do seu Márcio Thomaz, que adorava mostrar dinheiro de tudo que era lambança, mas impediu que a grana dos aloprados do dossiê Serra fosse exibida.

Este bafafá traz à tona José Dirceu. Ele agora está preocupado com o "estado policial" no Brasil. Não deixa de ser irônico, já que foi um de seus entusiasmados criadores. Dirceu é nosso Lavrenti Béria. Se você não sabe quem é, vai estudar, burro. Mas posso adiantar uma coisa: Béria foi vítima da mesma máquina que azeitou com muito amor e dedicação. Bem feito.

Disse lá em cima que Márcio Thomaz era espetaculoso. Tarso Genro também é. Mas deixo o ministro onanista de lado. Não conseguiria escrever um perfil melhor do que este.