terça-feira, 2 de dezembro de 2008

OLAVÃO, PEDRO DORIA E UM MOMENTO DE EMOÇÃO

Como bem disse o cara da CIA, PD saiu do armário e decidiu citar Olavo de Carvalho em seus textos. Atitude salutar. Demorou, mas fez. Ficar com essa coisinha de "um direitista disse", "um direitista fez" não cabe bem num jornalista como o filho de Francisco, que ao fim e ao cabo, é até elogiado em "O imbecil coletivo", se não me falha a memória, por conta do livro "Os herdeiros do poder", que me fez aprender que Vasconcellos vem de Vasconcillos, ou seja, o pequeno basco. E que Coutinho era o dono de um pequeno couto, um pequeno pedaço de terra. O livro do pai de PD tenta provar que Drummond, nosso poeta, é descendente de Átila, o rei dos hunos - não, não é parte principal do livro. E, claro, pode ser verdade. O livro é por demais interessante e percebe-se fruto de uma pesquisa rigorosa. Só fica chato quando... Bem, quando seu Francisco fala da família dele, que, pelo jeito era o objetivo principal da obra. Ah, quando falava em sala de aula, lá pelos idos de 94, também era chato, sobretudo porque não tinha nada a ver com a disciplina. Mas é outra história.

Desvio... Peguemos a estrada de novo...

PD falou de Olavo, mordeu e assoprou. Botou Michael Moore (o "Olavo de esquerda") na conta e olha que quem primeiro me abriu os olhos para a picaretagem do balofo foi Álvaro Pereira Junior, que provou por A+B que uma das passagens mais importantes de "Tiros em Columbine" era falsa.

Mas o que me comove não é o texto do PD em si. São os comentários. Descobri ali, com lágrimas nos olhos, que o país tem jeito! Basta falar que Olavo é filósofo que aparecem 180 milhões de filósofos para refutar a idéia! Tem até gente que diz que "A arte de ter razão", de Schopenhauer, é ATRIBUÍDO A... SCHOPENHAUER... Naturalmente só porque Olavo escreveu notas explicativas sobre o livro. Olavo, ghost writer de seu Arthur... Não deixa de ser inquietante a idéia...

180 milhões de conhecedores de Aristóteles, de todas as teses de filosofia escritas no planeta, desmerecendo Olavo... quando ele mesmo diz que é um filósofo diminuto. Eita, perda de tempo!

Ah, e tem mais: tentaram fazer uma marolinha quando descobriram que McCain nasceu numa base naval americana no Panamá. Cortina de fumaça? Sei lá. Mas não é só o direitista rancoroso e boca-suja do Olavo que fala sobre os origens de Obama: Helio Fernandes, que nunca se notabilizou pela credulidade ingênua, e não pode entrar na conta dos reacionários racistas, diz que Obama tem "ascendência duvidosa" (sic). Digo isso porque PD cita o site Fact Check como um balaio de gatos democratas e republicanos. E a questão está longe de ser esta. A pergunta é: POR QUE OBAMA NÃO MOSTRA A PORRA DE CERTIDÃO DE NASCIMENTO? Mostra e isso acaba, cacilda! Mas até agora, neca...

E la nave va...