terça-feira, 13 de janeiro de 2009

UM JOVEM ATOR QUE NÃO QUER SER CLASSIFICADO DE ACORDO COM A COR DE SUA PELE

Em seu primeiro papel de peso na televisão, depois de participações nos filmes "Cidade de Deus" e "Irmãos de fé", em programas como "Linha Direta" e, até mesmo, "Malhação", onde já apareceu entregando cartas (!), ele confessa um friozinho na barriga ao pisar no set. Em seu primeiro papel de peso na televisão, depois de participações nos filmes "Cidade de Deus" e "Irmãos de fé", em programas como "Linha Direta" e, até mesmo, "Malhação", onde já apareceu entregando cartas (!), ele confessa um friozinho na barriga ao pisar no set. E diz que, apesar de ter sido anunciado como o primeiro protagonista negro da novela, se considera mais representante do brasileiro "misturado".
Este texto fala do jovem ator Micael Borges e foi publicado na Megazine, o tablóide para jovens antenados do Globo. O jornal, pelo visto, já aderiu às classificações raciais: ou se é "branco" ou se é "negro". Sem considerações. Estamos indo mesmo em direção à divisão do país por raças, conceito detonado por todos os cientistas sérios deste planeta.

Mas ainda há luz no fim do túnel. A resposta de Micael é um alento:
- Claro que não vi isso de forma negativa, mas não me vejo como negro. Também não sou branco, é só olhar a cor da minha pele. Tenho traços de negro, como o meu pai, cabelo e olhos de indígenas, da minha mãe. Eu me considero representando essa mistura.
Micael não tem vergonha de ser o que é: um homem misturado. Apesar dos Toni Garridos da vida (ler post abaixo) ainda existe gente por aqui que não quer se enquadrar nem de um lado nem de outro. Quer ser apenas o que somos todos: brasileiros, sem essa palhaçada de cor da pele para nos separar.