quarta-feira, 15 de abril de 2009

HISTÓRIA DAS RUAS DO RIO, de Brasil Gerson - 3

Tá pensando o quê? Que é só a Bahia que tem recôncavo? Nada disso! A Zona da Leopoldina aqui no Rio, onde este escriba ainda reside, era assim chamada em tempos primevos. E foi aqui no meu bairro que começaram as pesquisas que enriqueceram a lavoura brasileira com novas técnicas, mesmo depois que a República aboliu o Ministério da Agricultura - depois voltou atrás, como sabemos - e a Sociedade Nacional de Agricultura, entidade privada, tomou as rédeas da situação.

E aqui fico sabendo que na Penha havia um pequeno porto, na extinta praia de Maria Angu, que eram os moradores dos "sertões" comerciavam no Centro da cidade...

A rigor, Ipanema, Leblon e Copacabana são subúrbios também. Mas aqui no Rio as coisas acabaram ficando diferentes. Subúrbio é o lugar onde os trens passavam. E por pouco isso não aconteceu na Zona Sul. Nos primórdios de sua urbanização, quando Copacabana era uma espécie de apêndice da Gávea (tanto é que os dois bairros tinham o mesmo nome, Sacopenapã), o Império deu uma concessão para que se construísse uma linha de trem que passaria por Botafogo, Copacabana, Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Mangaratiba e chegasse à Angra dos Reis. Acontece que a concessão saiu no dia 14 de novembro de 1889. No dia 15, Dom Pedro II foi derrubado.

Há histórias que só podem ser mesmo situadas naquela época. Ou alguém imaginaria uma loja hoje em dia que vivesse com suas portas fechadas? Sim, você fazia o pedido e ele vinha num cesto, do segundo andar do sobrado de um sujeito como Mal das Vinhas, um celibatário excêntrico que vivia com a irmã, pelo jeito "sócia" no negócio. Seu apelido deriva da caparrosa, ou sulfato de ferro, que rejuvenescia as parreiras.

E como há coisas que nunca mudam, o autor nos diz que as enchentes assolam o Rio de Janeiro desde 1776. E o mestre de reza Tomás Cachaço que convertia escravos ao Cristianismo na base da porrada, sobretudo quando fazia jus ao nome, ou seja, quando tomava suas cachaçadas.

Continua, hein.

image

Rua do Piolho, hoje Rua da Carioca. Lá, se estabeleceram ciganos enriquecidos com a venda de escravos.

image

Porto de Maria Angu, a praia da região da Leopoldina. Sucessivos aterros acabaram com ela...