sexta-feira, 1 de maio de 2009

"SUNSET BOULEVARD"

Me recuso a chamar este filme de "Crepúsculo dos deuses" porque acho feio demais. O título do filme remete ao endereço do casarão onde começa e termina a história.

Antes de falar do filme, é bom lembrar que William Holden não é Tom Hanks. É apenas um cara muito parecido com ele.

Pra quem (ainda) não viu, o filme conta a história de Joe Gillis (Holden), um roteirista medíocre, endividado que acaba conhecendo um ex-atriz de cinema mudo Norma Desmond (Gloria Swanson) que vive sonhando em reencontrar o sucesso perdido e que diz ter escrito um roteiro a ser filmado por Cecil B. de Mille. Gillis é contratado por Norma para reescrever partes do roteiro e acaba se apaixonando por ele. Lá pelas tantas, ele se envolve com uma jovem que lê roteiros para a Paramount - e que já tinha recusado uma história que Gillis escrevera. Começam, posteriormente, a escrever um roteiro juntos e isso provoca ciúmes ferozes em Norma e mais não dá pra contar...

image

Gloria Swanson: que atriz!

"Sunset Boulevard" é recheado de diálogos cínicos e sensacionais. A decadência de Norma não é financeira, ela está rica, mas não se conforma com o estrelato perdido para os filmes falados. Ainda se vangloria de dar muitos autógrafos via correio, mas tudo isso é armação de Max, seu mordomo. Max, no passado, foi um dos principais diretores de cinema e descobriu o talento de Norma quando ela tinha 17 anos. Apostou tudo na jovem, chegou a casar-se com ela, mas tudo passou e ele agora é um mero serviçal.

Peraí: um sujeito que descobre o talento de uma moça, ela explode de sucesso e ele acaba virando um mordomo? Troque a moça por uma dupla sertaneja e teremos "A favorita". Max é Silveirinha e Norma é Donatela no começo da história.

Filme obrigatório. E desculpe insistir no assunto: com dois pontos de virada bem definidos.