quarta-feira, 10 de junho de 2009

VISITE LUGARES IMAGINÁRIOS COM A PERSEGONHATUR

image CASTELO DA FADA MORGANA

Castelo situado em algum lugar do País de Gales, moradia da irmã do rei Artur de Camelot. Outrora esposa do rei Lot de Orkney, Morgana tornou-se uma das magas mais poderosas do país e teve um filho com Artur, que dormiu com ela em Caerleon, sem que soubesse de sua verdadeira identidade. Esse filho, Mordred, estava destinado a ferir mortalmente seu pai durante uma batalha nos campos de Salisbury.

O castelo é muito rico e luxuoso. As paredes são cobertas de seda e iluminadas por uma multidão de candelabros. Os cortesãos, vestidos com trajes fantásticos, atendem aos convidados com precisão impecável.

De particular interesse para o visitante é uma câmara cujas paredes estão cobertas de pinturas que ilustram o amor ilícito de sir Lancelot e Guinevere, a esposa de Artur. Os afrescos foram executados pelo próprio Lancelot quando foi mantido preso no castelo de Morgana.

(Anônimo, La mort de roi Artu, séc. XIII)

O que chama a atenção no primeiro parágrafo é o fato de Mordred, filho de Artur com Morgana, destinar-se a matar o próprio pai. Com algumas variações, é a história de Édipo, o que só nos faz acreditar no que dizem os grandes roteiristas: há muito poucas histórias para contar. O segredo é reinventá-las.