segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

OS FILMES QUE EU VI EM 2009 – PARTE 9

"De salto alto" (Roteiro e direção: Pedro Almodóvar) – Eu achei bacana, mas não é pra casar. É pra ficar.

"Apocalypto" (Mel Gibson - Roteiro: Mel Gibson & Farhad Safinia) - Um tapa sem mão no relativismo bocó. Vale a pena ver como eram bons os selvagens pré-colombianos.

"Gilda" (Charles Vidor - Roteiro de Marion Parsonnet, adaptado por Jo Eisinger e baseado no argumento de E. A. Ellington. Participou da equipe de escritores Ben Hecht - não creditado.) – Nunca houve uma mulher como Rita!!!

"A hora do lobo" (Roteiro e direção: Ingmar Bergman) – Realismo fantástico sueco. É Bergman, mas ele fez coisas muito melhores.

"Era uma vez em Tóquio" (Yasujiro Ozu - Roteiro: Yasujiro Ozu e Kogo Nôda) – Filmaço de Ozu. Talvez seja a forma mais difícil de fazer cinema (embora isso aconteça na literatura): tirar uma boa história de onde não parece haver nada.

"Os boas-vidas" (Roteiro e direção: Federico Fellini. Argumento: Federico Fellini & Ennio Flaiano & Tullio Pinelli) – Filmaço de Fellini e altamente recomendado para pessoas de bom gosto que ainda não tiveram o prazer de ver esta pérola de Fellini.

"Juventude" (Ingmar Bergman - Roteiro: Ingmar Bergman e Herbert Grevenius) – Bergman de primeira! Um dos filmes mais bonitos que eu já vi.

"Ladrões de bicicleta" (Direção: Vittorio de Sica - Roteiro: Cesare Zavattini & Suso D'Amico & Vittorio de Sica & Oreste Biancoli & Adolfo Franci & Gerardo Guerrieri, baseado no romance de Luigi Bartolini) – Um belo clássico da Itália no pós-guerra. É claro que vale a pena.

"1900" (Bernardo Bertolucci - Roteiro: Bernardo Bertolucci, Giuseppe Bertolucci e Franco Arcalli) – Propaganda comunista de quinta de Bertolucci apesar do tratamento de superprodução. E volto a fazer a pergunta que já fiz em outras ocasiões: se os fascistas eram tão idiotas, por que os comunistas não tomaram o poder na Itália? Recheado de falácias, como a velha história de que o fascismo começou como um complô das elites italianas. Fascistas caricaturais e comunistas gente boa. Maniqueísta ao extremo. Chato.

"Noites de circo" (Roteiro e direção: Ingmar Bergman) – Belo filme de Bergman. Roteiro escrito em três semanas. Que inveja!