quinta-feira, 27 de novembro de 2008

O ESTADO QUE VIROU SUCO

Fiquei impressionado com as imagens de destruição por causa das enchentes em Santa Catarina. Parecia que todo o estado estava derretendo. Claro que em alguns casos, a culpa foi da Dona Natureza, a Sábia. Mas quantos anos de incúria, de desleixo, de menosprezo por obras de infraestrutura e coibição de obras em locais perigosos são necessários para se provocar uma tragédia deste porte?

Li em alguns sites e blogs que o presidente da República tomou uma medida de impacto contra o desastre: pediu um minuto de silêncio. Para Cuba, ele liberou logo, sem pensar, a grana. Aqui demorou um pouco. Disseram que ele nem queria ir. Mas foi. E só foi porque foi pressionado, caso contrário não iria. Ah, e liberou 1 bilhão para reconstruir o estado de Santa Catarina. Demorou a cair a ficha, né, sem-noção?

Os jornais informaram que estão havendo saques em supermercados e casas por lá. Por um momento pensei:

- Que exagero! Transferiram o Congresso Nacional pra lá!

Mas os saques, desta vez, não estão sendo executados por nenhum político. São os aproveitadores da miséria alheia, sempre atentos, como abutres de olho na carniça.

Isso aqui é um pouquinho de Brasil, iaiá.

Daqui só me resta torcer para que Santa Catarina se recupere logo. E já que a santa do mesmo nome parece estar perto de São Pedro lá em riba, que lhe passe um pito, pedindo para que ele maneire da próxima vez...

Mais sobre Santa Catarina aqui.