quinta-feira, 13 de agosto de 2009

OS BORRACHOS, de Silva Guimarães

A Confraria dos Bibliófilos do Brasil, da qual faço parte orgulhosamente, publicou este livro de um autor pouco conhecido. Silva Guimarães é filho de Bernardo Guimarães, o criador da Escrava Isaura. Uma edição caprichada (todas são, por sinal) mostrando, como diz o título, quatro histórias tendo como tema a bebida e seus estragos. A ortografia é a original. E tome “elle”, “tunnel” etc... E isso depois do advento de uma nova reforma ortográfica! É pra fundir a cuca de qualquer um.

São quatro contos. O primeiro, mais chatinho, poema em prosa, “Venanço”. Os outros três são bons. “Immigrante” chega a revelar a xenofobia dos habitantes da vila onde se passa a história, achando que os italianos recém-chegados ao país iriam tirar empregos e destruir as tradições da região. “Meu filho!...” é um drama familiar onde uma mãe luta sozinha, contra toda a sua família para tentar tirar o seu filho do mundo do álcool. É uma história muito bem construída, numa clima de tensão crescente e de final triste. “Mancha” conta a história de um fazendeiro dono de um moinho perdido nos longes do campo que vai perdendo o tesão de viver.

O que mais impressiona na Confraria é a garimpagem de autores poucos difundidos. Em breve devo falar aqui de Breno Accioly, um escritor maravilhoso que, sabe-se lá Deus por que, foi relegado a um plano secundário da literatura nacional.